O Ministério do Esporte, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), realizará nesta sexta-feira (29), uma oficina destinada aos gestores municipais, estaduais e agentes públicos. O encontro será no auditório da PBTur, das 14h às 15h, quando serão mostrados os passos de como elaborar projetos financiados pelo Governo Federal ligados ao esporte, como Programa Esporte e Lazer da Cidade, Programa Segundo Tempo e Programa Luta pela Cidadania.
“É gratuito esse encontro e importantÃssimo para que os gestores ligados ao esporte na ParaÃba possam ter pelo menos a ideia de como ir buscar recurso federal para movimentar o esporte em sua cidade. Estão convidados prefeitos, secretários de esporte, educação e pessoas que ocupam cargos ligados ao segmentoâ€, disse Tibério Limeira, titular da Sejel.
Tibério lembrou as dificuldades em alguns setores em produzir e elaborar projetos e disse esperar que a partir do encontro pudesse haver também um esclarecimento das dúvidas. “Lá vai estar o pessoal do Ministério do Esporte responsável por esses programas, então, será a hora de todos irem e tirarem suas dúvidas. Por muitas vezes, os gestores tentam buscar o recurso, mas, sem projeto, se torna inviávelâ€, concluiu.
Esporte e Lazer na Cidade – Proporciona a prática de atividades fÃsicas, culturais e de lazer que envolve todas as faixas etárias e as pessoas com deficiência. Ainda tem o intuito de estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, bem como favorecer a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como polÃticas e direito de todos.
Programa Segundo Tempo – Tem o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
Programa Luta pela Cidadania – É destinado para democratizar a prática esportiva no paÃs com a ampliação de centro de treinamentos para serem usados desde as crianças até os idosos.
SECOM