Início Notícias Direção do Departamento de Arbitragem da FPF conclui a pré-temporada

Direção do Departamento de Arbitragem da FPF conclui a pré-temporada

328
0
Imagens: FPF e ClickSports - fotógrafo: Alênio Júnior

O Campeonato Paraibano de 2019 está se aproximando – começa no dia 12 de janeiro – e a Direção do Departamento de Arbitragem já está em campo trabalhando para oferecer as melhores condições aos árbitros. Para tanto, nos últimos dias 04, 05 e 06 realizou a pré-temporada 2019 contando com a luxuosa participação do Paulo Camelo (INSTRUTOR FÍSICO/FIFA-CBF) e Cláudio José (INSTRUTOR TÉCNICO/CBF) para avaliar e capacitar nosso quadro de árbitros e assistentes. Os testes seguiram os padrões exigidos pela FIFA, 60 profissionais foram avaliados.

As atividades físicas foram realizadas na pista de atletismo da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa no dia 04, os participantes foram submetidos a testes físicos rigorosos. Os árbitros e assistentes tiveram que se submeter a 6 tiros de 40 metros, no tempo máximo de 6 minutos e 20 segundos. Logo em seguida, eles fizeram mais 40 tiros de 75 metros, no tempo máximo de 15 segundos, cada tiro. A recuperação entre um tiro e outro era de 25 metros em 22 segundos. Para as árbitras, o teste foi o mesmo, só que o tempo mínimo dos tiros de 75 metros foram 17 segundos e a recuperação era de 24 segundos.

Para os assistentes, os testes foram menos rígidos. Foram 5 tiros de 30 metros, com o tempo mínimo de 4 minutos e 90 segundos, mais 40 tiros de 75 por 25 metros, em 15 e 24 segundos. Teve ainda um CODA (movimento especifico realizado pelos assistentes), em 10 minutos e 20 segundos. Entre as mulheres, a mudança foi apenas nos tempos. Para os 5 tiros de 30 metros, 5 minutos e 30 segundos. Em relação aos 40 tiros de 75 por 25 metros, os tempos exigidos foram 17 e 26 segundos. E no CODA, o tempo foi 11 minutos e 20 segundos.

Segundo o Diretor de Arbitragem da Federação Paraibana de Futebol, Arthur Alves “essas avaliações serão continuas, com o intuito de criar uma NOVA ARBITRAGEM PARAIBANA, com qualidade física e intelectual nunca visto antes no futebol paraibano.” Dos 60 avaliados 95% passaram nos testes físicos e 65% nos testes teóricos.

A Federação Paraibana de Futebol também anunciou a contratação do árbitro Marcelo Aparecido quem vem multiplicar com sua larga experiencia de 10 anos como árbitro do Brasileirão na séria A, ele também apitou a final da copa do Brasil em 2105 e 2017. ” Fiquei muito feliz com o convite da Federação Paraibana de Futebol, nós temos frações de segundo para decidir, por isso a FPF está de parabéns por esse programa de qualificação do quadro arbitral”.

Nos dias 05 e 06 todos os que passaram nos testes físicos foram para a o CT Ivan Thomaz para as aulas teóricas com o Instrutor Cláudio Jose, onde os mesmos se atualizaram sobre as novas regras.

Matéria. André Peixoto

Publicado dia 07/12/2018 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here