Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica começa dia 29 no Espaço Cultural

0
333

Foto: Arquivo/ SESI

A Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023 acontece na próxima semana, dias 29, 30 e 31 de agosto, das 8h às 17h, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Nesta edição, vão competir 239 equipes formadas por quatro estudantes e um professor mentor de escolas da rede pública municipal e estadual, e da rede privada da Paraíba. O evento tem entre os objetivos o de incentivar o ingresso nas carreiras científico-tecnológicas.

A OBR é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Robótica, que na Paraíba é fomentada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com as prefeituras.

A Olimpíada vai classificar três equipes vencedoras para a etapa nacional:  nível 1 (ensino fundamental) e nível 2 (ensino médio e técnico). As equipes também receberão medalhas e troféus. Para reconhecer a dedicação dos participantes, a OBR fará premiações extras para as oito equipes que se destacarem nas seguintes categorias: Melhor escola pública e privada, Programação, Maker, Dedicação, Inovação, Robustez e Design. Todas as equipes receberão certificado de participação.

A competição será realizada na arena montada na Praça do Povo, que simula ambientes reais, por onde os robôs irão percorrer, superar obstáculos e salvar vidas. Os estudantes tiveram a missão de montar e programar um robô que, de forma autônoma, deve atuar como “Bombeiro” no desafio de resgate, o percurso exigido, será divulgado momentos antes das provas.

O primeiro lugar do nível 1 e do nível 2 irão competir na etapa Nacional que neste ano será realizada no Centro de Convenções em Salvador (BA) de 2 a 12 de outubro.

OBR – A OBR acontece desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. A ação é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)