A SAGA DO BELO: MUDA O NOME, MUDA O ESCUDO, MUDA AS CORES

0
918
A SAGA DO BELO: MUDA O NOME, MUDA O ESCUDO, MUDA AS CORES… Raimundo Nóbrega
Quando IVAN TOMAZ, grande radialista e publicitário, em 1975, sugeriu, e o Conselho Deliberativo aprovou, a estrela vermelha começou a brilhar no peito dos Botafoguenses. Ivan dava a nosso Clube a identidade que todos os Botafoguenses queriam. O Belo passava a ser alvinegro da estrela vermelha, único no mundo.
Carregava no peito, a partir dali, as cores da Bandeira da Paraíba. Ivan nos conduzia à Revolução de 1930 que incendiava o Brasil. E o Botafogo passava a ser o maior porta voz de nosso Estado em qualquer ponto do país.
Hoje o termo “alvinegro da estrela vermelha” é consolidado em todo o Brasil. Qualquer torcedor, de qualquer Estado, sabe que na Paraíba tem um BOTAFOGO cuja estrela é vermelha em vez da branca, do Xará Carioca.
Não podemos viver eternamente com esse trauma na nossa história. Torcemos por um time cujo nome é BOTAFOGO. Temos um escudo que é semelhante mas é bem mais bonito que o do Xará Carioca.
Precisamos aprender a amar nosso lindo escudo, nossa identidade visual.
Caso mudemos nosso escudo, continuaremos a levar para o resto de nossa existência esse conflito. Em 5 anos, em 10 anos, haverá a comparação, ainda, com o Xará Carioca, pois o conflito está no nome comum, BOTAFOGO, e não no nosso escudo. Precisamos, pois, valorizar a nossa marca.
Usar a palavra “modernização” para tentar mudar o escudo é ILUDIR o torcedor. Vimos, ainda há pouco, um grupo contratar uma Empresa de marketing para sugerir novo escudo para o Belo. Essa Empresa projetou um escudo que era cópia do NANTES, um time da França. Perderam muito dinheiro. Outros sugeriram um escudo circular que era cópia do PSG e do Chelsea, a pretexto de “modernização”. Represento aqui, amigos Botafoguenses, NÃO SE ILUDAM, milhares de outros Botafoguenses, jovens ou não, que pensam como este velho “DINOSSAURO”, que se ORGULHAM de carregar no peito esse escudo, desse mesmo jeito, do jeito idealizado por Ivan Tomaz, que traz a cores da Bandeira da Paraíba.
E venho dizer NÃO, que NEGO a mudança de nosso lindo escudo. E VIVA O BELO !
Raimundo Nóbrega Filho