Pelé, 83 anos: Maior jogador do mundo celebraria aniversário nesta segunda-feira (23)

0
89

Créditos: CBF

Pelé - Brasil x Itália - Copa do Mundo 1970Pelé – Brasil x Itália – Copa do Mundo 1970
Créditos: FIFA

O futebol homenageia nesta segunda-feira (23) o maior atleta de todos os tempos. O Rei do Futebol celebraria 83 anos hoje.

Eleito Atleta do Século 20, a Majestade da bola é o único jogador na história que venceu três vezes a Copa do Mundo  (1958, 1962 e 1970). Pelé entrou para a história do esporte pelos feitos fantásticos realizados com as camisas da Seleção Brasileira, do Santos e do Cosmos.

“O futebol está em festa nesta segunda-feira. O aniversário do Pelé deveria ser feriado mundial para todos os fãs do futebol em homenagem ao maior atleta de todos os tempos. Infelizmente, este é o primeiro ano que vamos celebrar essa data sem o Pelé, mas o dia não pode ser de tristeza. Esta segunda-feira será mais um dia para celebrar a genialidade do Pelé, o maior ídolo do futebol mundial”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

PeléPelé admirando a Taça Jules Rimet
Créditos: Divulgação

MAIOR DE TODOS OS TEMPOS

Revelado pelo Santos um ano antes do Mundial da Suécia, Pelé assumiu o trono do futebol logo em sua primeira Copa do Mundo em 1958 aos 17 anos de idade. Com seis gols marcados, o Rei foi fundamental na conquista do Mundial e deu início a um reinado jamais visto no futebol.

A Majestade voltou a levantar as taças em 1962, no Chile, e 1970, no México. Pelo Santos, o camisa 10 também fez história e levou o alvinegro praiano a se tornar um dos principais clubes do futebol mundial.

Pelé, 83 anosPelé, 83 anos
Créditos: Junior Souza/CBF

Em 1971, Pelé se despediu da Seleção Brasileira, mas jamais deixou de ser a figura do futebol brasileiro e mundial. Até hoje, ele é dono do recorde de gols ao marcar 1281 tentos na carreira.

Em 2020, o eterno camisa 10 foi homenageado pela CBF com a produção de uma estátua do Rei, que está exposta no Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF, no Rio.

HomenagemEstátua de Pelé no Museu da CBF
Créditos: CBF

CULTURA POP

Com seu lances geniais, o Rei também transformou o futebol em uma plataforma global de socialização e marketing.

O astro nascido em Três Corações (MG) foi símbolo da cultura pop e colocou o Brasil no mais alto cenário artístico internacional. Filmes, músicas, exposições de arte. Em todas as áreas, ele transitou com maestria e reverência das pessoas que estavam ao seu redor.

BicicletaPelé em ação no Maracanã
Créditos: Acervo CBF

LEGADO REVERENCIADO

Desde a morte de Pelé em dezembro, a CBF realiza uma série de ações reverenciando o legado do ídolo. Ele foi o grande homenageado na Supercopa, competição que abriu a temporada do futebol nacional. A entidade também homenageou o ex-jogador na abertura das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, e na primeira partida da Seleção principal neste ano. Na ocasião, todos os atletas vestiram a camisa com o nome de Pelé gravado logo abaixo do número de cada atleta. Todas as homenagens foram idealizadas pelo presidente Ednaldo Rodrigues.

“A CBF vai sempre reverenciar o legado do nosso Rei. O Pelé é o maior jogador de todos os tempos e merece ser lembrado eternamente pela CBF. Vamos trabalhar sempre para preservar a sua história e perpetuar o seu legado”, disse o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues,

Reverência Filhas de Pelé e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, durante homenagem ao ídolo na final da Supercopa do Brasil em janeiro em Brasília
Créditos: CBF

Texto: Assessoria CBF