Confira: Apenas cinco clubes de 2020 já conquistaram o título da Série C

0
1680
A paralisação do futebol faz com que a saudade, nostalgia e expectativa aumentem. Essa situação nos mostra o quão importante é a história e que não são só museus que vivem do passado.
Nesta matéria, o Portal Futebol Interior analisou os times do Campeonato Brasileiro Série C. Dos 20 clubes, apenas cinco deles conquistaram o título: Boa Esporte, Criciúma, Ituano, Remo e Santa Cruz.
O mais antigo deles foi do Ituano, conquistado em 2003. A fase final um grupo de quatro equipes que fizeram turno e returno. Foi interessante pois colocou os estados de São Paulo (Ituano e Santo André) e Paraíba (Campinense e Botafogo) como rivais. A dupla paulista se deu melhor, garantindo os dois acessos, mas com vantagem para o Ituano de um ponto (11 a 10). Pouco tempo depois, em 2014, o Ituano conquistaria o Campeonato Paulista diante do Santos.
O título em 2005 foi de suma importância para o Remo. Rebaixado no ano anterior, o clube disputou a terceira divisão nacional em seu centenário. Na época, o regulamento era diferente e contou com um grupo final de quatro times, que se enfrentaram em turno e returno. O clube paraense desbancou América-RN, Ipatinga-MG e Novo Hamburgo-RS.
No ano seguinte, em 2006, o regulamento era parecido, mas o grupo final contou com oito clubes com turno e returno. Com nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, o Criciúma foi campeão, desbancando clubes tradicionais como Bahia e Vitória.
Em 2013, o Santa Cruz terminou na ponta de seu grupo e avançou ao mata-mata. Chegou à final e encontrou o Sampaio Corrêa, que havia terminado a primeira fase em quarto lugar, no mesmo grupo. Depois de empate sem gols, o Santa Cruz sagrou-se campeão com vitória por 2 a 1.
Em 2016, Guarani e Boa Esporte terminaram em primeiro e segundo no grupo, respectivamente, e voltaram a se encontrar na grande final. Após empate por 1 a 1, o time mineiro venceu por 3 a 0 e sagrou-se campeão.
por Agência Futebol Interior