Campeonato Paraibano 2020 pode enfrentar novas polêmicas judiciais

0
2327
Foto: TV TORCEDOR
Paralisado no dia 18 de março, por determinação das autoridades governamentais e de saúde, devido a pandemia do coronavírus, o Campeonato Paraibano da Primeira Divisão de 2020, ainda não tem previsão para voltar. Mas, este não é o único gargalho que pode atrapalhar a competição: nos próximos dias podem surgir novas polêmicas judiciais.  Nada é tão ruim que não possa piorar…apesar do pessimismo, esse parece ser o tom quando o assunto é o Campeonato Paraibano de Futebol 2020.
A tese foi levantada pelo desportista e ex-diretor do Treze, Josimar Barbosa, em entrevista à Rádio Soesporte durante programa que debateu a possível volta do Campeonato Paraibano logo que as autoridades concedam a liberação. Foram ouvidos dirigentes de clubes, jornalistas, desportistas e as opiniões divergiram. Alguns aprovam a volta da competição, outros admitem que o encerramento do Campeonato deve ser a saída, devido a pandemia e a necessidade de distanciamento social.
Pelo calendário da FPF, ainda faltam 11 partidas da primeira fase para serem concluídas, entre elas, a oitava rodada entre Campinense e Botafogo da Paraíba, além dos dez jogos valendo pelas rodadas de números nona e décima.
Próximos jogos
8ª RODADA
Botafogo-PB x Campinense
9ª RODADA
Sousa x Botafogo-PB
CSP x Sport-PB
Campinense x Atlético-PB
Nacional de Patos x Treze
São Paulo x Perilima
10ª RODADA
Perilima x Nacional-P
Sport-PB x São Paulo
Botafogo-PB x CSP
Treze x Campinense
Sousa x Atlético-PB
O alerta levantado por Josimar Barbosa tem como base as reclamações judiciais levantadas por Sport Lagoa Seca, Nacional de Patos e São Paulo Crystal. As reclamações encaminhadas ao Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba apontam possíveis irregularidades, clubes que teriam escalado jogadores de maneira irregular. Os possíveis clubes são Atlético de Cajazeiras, Campinense, CSP e Sousa.
“A existência de muitas ações passíveis de julgamentos, no Tribunal. Quatro equipes, no Campeonato Paraibano de 2020, utilizaram jogadores de maneira irregular, segundo as notícias. Existe as denúncias, e o TJD não julgou em tempo hábil”, alerta Josimar Barbosa, ser este o grande problema além da pandemia do coronavírus. “A outra pedra no sapato do futebol paraibano, além da pandemia do coronavírus que suspendeu as partidas. Estas denúncias poderão passar por três fases de julgamento o que demanda muito tempo, para sair o resultado”, afirma Josimar Barbosa.
Entenda os casos
O Atlético de Cajazeiras é acusado pelo Sport Lagoa Seca de ter utilizado o zagueiro Egon de maneira durante todo campeonato. Segundo especialistas, caso o Atlético seja punido pode perder 25 pontos.
O Sousa teria utilizado o atacante Jó Boy de maneira irregular em duas partidas. A denuncia feita pelo São Paulo Crystal. O clube tricolor ainda denunciou o Campinense que teria colocado o goleiro Pantera no banco de reservas sem condição de jogo.
Outro clube denunciado é o CSP que teria colocado para atuar o atacante Negueba. Todos os jogadores teriam sido punidos na temporada passada.
Julgamentos virtuais
Por falar nisso, o Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba anunciou algumas novidades. De acordo com o presidente do TJDF-PB, Raoni Lacerda Vita,  marcou para o próximo dia a partir do dia 10. Segundo decisão do TJDF-PB, “O protocolo de petições e manifestações será realizado exclusivamente por meio virtual no e-mail [email protected], até ulterior deliberação”. Tira todas essas frases das aspas e coloca em suas palavras.
Ainda de acordo com a resolução do TJDF-PB, fica autorizada a realização de audiências e sessões de julgamento exclusivamente por meio telepresencial a partir de 11 de maio de 2020, a serem realizadas através de plataforma digital a constar no respectivo ato convocatório, ficando assegurado aos advogados das partes a realização de sustentações orais, a serem requeridas com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.
A volta do Campeonato
O gerente executivo da Federação Paraibana de Futebol, Otamar Almeida, afirmou ao soesporte.com.br a intensão de retomar os debates com os clubes para voltar às disputas da competição, seguindo todos os protocolos das autoridades governamentais e de saúde, com as orientações do Ministério Público.
“Estava marcada uma reunião com este objetivo, para esta semana. Mas, devido a determinação do governo de manter a quarentena até o próximo dia 18, tivemos de esperar mais um pouco”, disse o Otamar Almeida acrescentando que, nos próximos dias a Federação deve convocar os dirigentes dos dez clubes envolvidos no Campeonato Paraibano de 2020 para encontrar possíveis soluções, com o objetivo de voltar a rolar a bola.
Só Esporte