Vice-governador abre 4ª Conferência Estadual de Juventude e destaca compromisso do Governo com a juventude paraibana

0
112

Foto: Divulgação/ Secom-PB

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, abriu na tarde desta quinta-feira (26), na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, a 4ª Conferência Estadual de Juventude. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), se estenderá ao longo dos próximos dois dias e conta com a participação de aproximadamente 300 jovens de todas as partes do estado.

 Com o tema “Juventude Construindo o Presente, Transformando o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, o evento visa destacar as principais demandas dos jovens paraibanos para os próximos quatro anos, além de selecionar os delegados que irão representar o estado na Conferência Nacional da Juventude, prevista para acontecer em Brasília, no mês de dezembro.

 Na ocasião, o vice-governador destacou a importância do evento como um espaço de diálogo e construção coletiva, ressaltando o compromisso do governo com a juventude paraibana. “Estamos comprometidos em criar um estado que não apenas escuta, mas que age em favor dos jovens, garantindo que suas necessidades sejam atendidas”, afirmou Lucaa Ribeiro.

 O secretário executivo de Juventude da Paraíba, Pedro Matias, destacou o retorno da participação da juventude no debate político nacional. “Depois de oito anos sem conferência da juventude, temos esse momento aqui para dar um novo caminho. A juventude volta a estar no centro do debate político nacional e o Governo do Estado vem fazendo a sua parte em benefício dos jovens paraibanos”, comentou Pedro.

 Antes de iniciar a solenidade de abertura, houve uma apresentação de breaking por meio do grupo Truikingze Coletivo Brasil, já que será uma modalidade olímpica a partir dos Jogos de Paris em 2024. Após a solenidade de abertura, palestras envolvendo o tema da Conferência foram ministradas por Neilson Marques, que representou a Secretaria Nacional de Juventude e Pedro Henrique, atual Superintendente de Juventude do Estado de Pernambuco.

 A abertura contou com a seguintes autoridades: Lídia Moura, da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH); vereador Marcos Henriques (PT), representando a Câmara Municipal de João Pessoa; João Paulo Freire, secretário executivo da articulação política; Harlen Vilarim, secretário executivo de esporte e lazer; Gabriel Medeiros, presidente do Fórum Nacional de Juventude; Jáci Valentim, vice presidente do Fórum de Conselho de Juventudes do Nordeste; Arielly Araújo, diretora executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Jenifer Lima, gestora de juventude do município de Sâo Bento.