Taça das favelas: vereador Zezinho Botafogo destaca importância da competição

0
90

Zezinho Botafogo (PSB) falou sobre torneio realizado pela Central Única das Favelas (Cufa), e anunciou a programação para 2024

O maior torneio de futebol de campo amador entre favelas do mundo, a Taça das Favelas, foi tema de pronunciamento do vereador Zezinho Botafogo (PSB), na manhã desta quarta-feira (16), durante a sessão da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O parlamentar participou de reunião, na noite da última segunda-feira (11), sobre a competição, que é realizada pela Central Única das Favelas (Cufa) Paraíba.

Zezinho Botafogo destacou que Taça das Favelas promove a inclusão e integração social das comunidades e fortalece a autoestima da juventude, buscando incluir valores educacionais, esportivos, culturais, de capacitação e cidadania. “Ontem à noite, com a presença de 40 favelas da cidade de João Pessoa, participei de uma reunião belíssima. Todo mundo sabe que venho de lá [das favelas], portanto, quando vejo algo que traz para essas pessoas a sensibilidade e o entendimento de que nós somos gente, eu abraço de corpo e alma”, enfatizou.

O parlamentar lembrou que ano passado a Paraíba viajou com uma delegação de 30 adolescentes na faixa dos 17 anos, levada pelo Governo do Estado. “Vi a felicidade e alegria dessas pessoas, que normalmente não têm oportunidades. A cada dia mais a Cufa se torna um equipamento importantíssimo na vida dessas pessoas”, declarou, salientando que a competição envolve mais de cinco mil favelas.

Programação Taça das Favelas 2024

Zezinho Botafogo afirmou que na reunião foi divulgada a programação do campeonato, que terá a participação de 31 equipes masculinas e oito femininas paraibanas, e começará em 17 de junho, com a cerimônia de abertura. De 6 de julho a 25 agosto acontecem as eliminatórias; de 31 de agosto a semifinal; e dia 21 de setembro a final, tanto masculina quanto feminina.

“Tudo isso só está acontecendo porque temos a sensibilidade dos governantes. Se assim não fizessem, esta competição não seria um sucesso”, afirmou, destacando que a Taça das Favelas está inserida no calendário anual da Capital, por uma iniciativa de sua autoria. “Fico bastante feliz em ver esse envolvimento, em ver nossa juventude sendo tratada de forma bacana, com o poder público participando e fazendo com que essas pessoas sejam vistas de forma diferente”, destacou Zezinho Botafogo, acrescentando que a Cufa-PB já foi, e vai continuar sendo, objeto de emendas cidadãs de sua autoria “pelo exemplo de organização e sensibilidade com o ser humano”.

Os vereadores Coronel Sobreira (Novo) e Carlão PL) parabenizaram o empenho do parlamentar no esporte da Capital.

Clarisse Oliveira
 Foto: Olenildo Nascimento