Foto: Divulgação/SECOM-PB
Representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba (Sesds) participaram, na manhã desta sexta-feira (9), de mais uma reunião de planejamento integrado da segurança nas Eleições Gerais de 2022. O encontro ocorreu de forma híbrida e reuniu mais de 100 servidores, coordenadores, órgãos operativos, militares, promotores e juízes eleitorais que atuarão em todo o estado.
Além dos integrantes das Forças de Segurança da Paraíba, participaram do evento a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência e Exército com o objetivo de promover integração entre a Justiça Eleitoral e as Forças de Segurança e juntos criar e compartilhar o planejamento das principais atividades do Projeto Segurança das Eleições. Além disso, a identificação das necessidades de cada zona eleitoral na Paraíba é observada no momento de construir a estratégia de segurança a ser adotada nas eleições, de modo a facilitar a comunicação das ações relativas à segurança do pleito.
“Esta é mais uma reunião, dando continuidade ao planejamento das operações para a eleição deste ano. É uma operação complexa, sendo a maior que as Forças de Segurança se envolvem no estado e é feita com antecedência, preparação e de forma integrada. Preparamos as ações juntamente com o TRE da Paraíba, Polícia Federal, Ministério Público Eleitoral e hoje nos reunimos para dar continuidade a esse trabalho com juízes eleitorais, ouvindo o que eles têm a expor de sua área e assim a aprimorar cada vez mais esse trabalho”, explicou o secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes.
Tecnologia- As câmeras de monitoramento serão um reforço importante para garantir um pleito tranquilo nas Eleições Gerais 2022, em toda a Paraíba. Mais de 600 equipamentos estarão em funcionamento, com dados de captura de imagens, leitura de placas e reconhecimento facial e serão acompanhadas por representantes das Forças de Segurança e da Justiça Eleitoral em Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.
“Contamos com o recém-inaugurado CICC de Patos e estamos aprimorando os centros existentes em Campina Grande e João Pessoa. Temos um alinhamento com o TRE para a implantação de três centros de monitoramento, além dos CICC’s que já atuam na Paraíba, para o reforço na segurança nestas eleições e assim dar uma resposta rápida aos incidentes que eventualmente possam surgir. A perspectiva é de instalarmos um quarto centro na região de Guarabira, em uma nova área criada pela Segurança do Estado. Neles teremos todas as Forças de Segurança e as autoridades que cuidam das eleições integradas em um mesmo ambiente, para que alguns dias antes, durante e após o pleito eleitoral possamos ter essa tomada de decisão rápida”, esclareceu Jean Nunes.
SECOM-PB