segunda-feira, 02/08/2021
Desenvolvido porspot_img

Últimas

Programa João Pessoa Vida Saudável promove a prática de atividades físicas em vários bairros

Melhoria na qualidade de vida da população. Esse é o principal objetivo do programa João Pessoa Vida Saudável (JPVS), que incentiva a prática regular de atividades físicas e corporais em diversos espaços públicos de lazer distribuídos pela cidade. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), o programa, que conta com aproximadamente cinco mil usuários, retornou com as aulas nesta segunda-feira (19) após três semanas de recesso.

Todas as atividades realizadas dentro do programa são orientadas por profissionais de educação física em 39 polos de atuação, incluindo 23 praças públicas, Academias da Saúde, Unidades de Saúde da Família (USF), Centro de Treinamento do Valentina e Ginásio Hermes Taurino.

Temporariamente, as aulas estão acontecendo em 27 pontos em decorrência da pandemia da Covid-19 e só é permitido um total de 15 ou 25 participantes por turma, dependendo da capacidade do espaço. Durante as atividades, estão sendo respeitados todos os protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social para não gerar aglomeração. Cada aluno deve levar sua garrafa de água para hidratação individual e álcool em gel ou líquido 70% para a higienização das mãos.

Uma das usuárias do programa é a professora Elisabete Canuto, 60 anos, que já frequenta as aulas do JPVS há cinco anos. Hipertensa e diabética, ela conta que as atividades são muito importantes para sua saúde. “Tudo melhorou desde que comecei. Gosto muito das aulas e faz muito bem para minha mente, além de ajudar bastante no controle da hipertensão e diabetes”, disse.

De acordo com a coordenadora do JPVS, Ellen Correia, além do incentivo à prática de atividades físicas, o programa também visa à promoção da saúde e do bem-estar dos usuários por meio de ações educativas. “Procuramos sensibilizar a construção de hábitos saudáveis, o que fortalece o sistema imunológico, regula as taxas bioquímicas, colabora para a saúde mental e ajuda na socialização dos usuários”, afirmou.

Ainda segundo a coordenadora do programa, a maior parte dos usuários é formada por adultos e idosos. “Cerca de 80% são pessoas de meia idade e idosas, principalmente mulheres, mas nos últimos anos tivemos um aumento significativo de homens que passaram a participar”, destacou Ellen Correia.

Serviço – As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e de segunda a quinta-feira, das 16h30 às 19h30. Mesmo com a volta das aulas presenciais, as atividades online foram incorporadas ao programa como alternativa para os que preferem continuar se exercitando à distância. As lives são exibidas pelo perfil do programa (@jpvs_jp) no Instagram, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, e de segunda a quinta-feira, às 19h30.

Assim como outros participantes, a professora Elisabete Canuto passou um período acompanhando as aulas online e voltou recentemente para as atividades presenciais. “As lives estão fazendo toda a diferença nesse período de pandemia, porque não deixamos de praticar nossas atividades físicas, evitando o sedentarismo”, ressaltou.

As atividades são destinadas a pessoas de todas as idades e, para participar, basta se dirigir a um dos polos e falar com o educador físico, munido dos documentos pessoais (RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa). Será realizado um cadastro, avaliação física e funcional, além de possíveis encaminhamentos para a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

SECOM-JP

Últimas

Mais Lidas