Desenvolvido porspot_img

Últimas

Prefeito recebe alunos da Rede Municipal premiados nas Olimpíadas de Astronomia e Robótica e nas Paralimpíadas Escolares

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra receberam, na tarde desta terça-feira (28), alunos da Rede Municipal de Ensino que representaram João Pessoa em importantes competições em níveis nacionais, sendo oficialmente premiados. São três medalhistas das Paralimpíadas Escolares de 2021, nove da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e 47 premiados da Olimpíada Brasileira de Robótica. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

“Está é a confirmação de algo que já sabemos: de que temos talentos e o que precisamos é dar oportunidade, apoiar, dar suporte, treinar, orientar para que tenhamos a certeza de que o futuro dessas crianças será melhor. Com esse entendimento e com os equipamentos que vamos trazer, só posso renovar a minha fé de que 2022 será ainda melhor”, declarou o prefeito.

Paralimpíadas Escolares – As Paralimpíadas Escolares 2021 ocorreram em São Paulo. João Pessoa foi representada por cinco alunos da Rede Municipal e a delegação paraibana ainda contou com três professores da Rede como treinadores. Heloisa Ramos de Lima voltou com o bronze na bocha. Ela frequenta o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e treina na escolinha do CAM. José Marcos dos Santos competiu no atletismo classe T/F11 e ganhou bronze nos 60 metros, prata no lançamento de pelota e prata nos 150 metros. Saymon Max Gomes da Silva, da Escola José Américo, por sua vez, foi prata no parabadminton classe SH6.

OBA – A 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) contou com participação de alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio da rede pública e privada. A Escola Zulmira de Novais teve três medalhistas: Samira Alves ganhou o ouro, Cláudio Júnior da Silva Ribeiro foi medalha de prata, assim como Ana Ruth Rodrigues. A Escola Luiz Augusto Crispim comemorou quatro pódios: ouro para Guilherme Pequeno e bronze para Breno Ferreira, Gabriel Gomes e Gutemberg dos Santos. A Escola José Américo teve dois premiados: Assendino Andrade e Guilherme Sousa, ambos com o ouro.

Robótica – A Olimpíada Brasileira de Robótica está em sua 15º edição, tendo sido realizada esse ano no formato virtual. Foram classificadas para a etapa nacional as escolas Frei Afonso, Antenor Navarro e Paulo Freire. Os alunos da Escola Municipal Frei Afonso, do Roger, conquistaram o terceiro lugar na categoria Modelagem Virtual, modalidade apresentação. Além dessa categoria, a equipe também competiu na modalidade ‘Simulação’, sendo classificada para a final como a quarta colocação do nível 1.

Várias escolas da Rede Municipal também conseguiram premiações na categoria teórica: medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito.

Outras escolas conseguiram ter seus projetos de robótica aprovados pela Mostra Nacional de Robótica, ganhando bolsa do CNPq. Ao todo foram 13 ouros, duas pratas, nove bronzes, 12 Honra ao Mérito e 11 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, explicou que queria encerrar oficialmente o ano ao lado dos alunos. “Não foi um ano fácil. Tivemos que fazer a retomada das aulas presenciais na pandemia, mas com determinação conseguimos vencer. Parabenizo cada um dos alunos presentes, pois eles são o motivo de todo esse trabalho e nos orgulha poder parabenizá-los por suas vitórias”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade a secretária executiva de Educação, Luciana Dias, a diretora de Ensino, Gestão e Formação Escolar, Clévia Carvalho e o futuro secretário municipal da Ciência e Tecnologia, Guido Lemos Filho.

Últimas

Mais Lidas