POLÍTICAS ESPORTIVAS: Reunião ministerial destaca reconstrução do governo e investimentos em políticas esportivas

0
173

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A reconstrução do governo e os investimentos nas políticas esportivas estiveram entre os destaques no discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e na apresentação do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, em reunião ministerial realizada na manhã desta segunda-feira (18/3), no Palácio do Planalto, que mostrou um resumo da situação atual das políticas e investimentos do Governo Federal.

“Cada um de vocês tem a exata noção de como encontraram este país no dia 1º de janeiro de 2023”, disse o presidente Lula na abertura. “Aliás, cada um de vocês sabe como encontraram o ministério de vocês: quase todos defasados do ponto de vista de profissionais, alguns praticamente destruídos e que não funcionavam, alguns com menos da metade dos funcionários de que precisavam e a maioria sem políticas públicas que tivessem interesse em inclusão social como tínhamos deixado quando passamos pelo governo”, avaliou.

Entre a apresentação das políticas públicas e dos investimentos de 2023, o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, destacou o recorde de 8.292 contemplados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, que mantém milhares de atletas brasileiros treinando em alto rendimento, produz medalhistas paralímpicos, olímpicos, criando ídolos que estimulam brasileiras e brasileiros à pratica esportiva.

Bolsa Atleta

A reunião também comparou os valores dos investimentos de 2023 com os seis anos anteriores: o maior exemplo foi o aumento dos recursos em 10 vezes para o Programa Escola de Tempo Integral, ao todo, o valor repassado de R$ 1,9 bilhão só em 2023 supera a soma de todo o período de 2017 a 2022.

É em caráter complementar dentro do Programa Escola de Tempo Integral, que o Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, promove atividades esportivas no contraturno escolar, incluindo a parceria em construção junto ao MEC para a implementação do programa TEAtivo, para também atender crianças e jovens dentro do espectro do autismo, de 6 a 18 anos, e a complementação das estruturas esportivas das escolas com espaços esportivos comunitários.

“Esporte e Educação são áreas muito integradas e fundamentais para o crescimento dos nossos jovens, seja para termos adultos mais saudáveis no aspecto físico como no aspecto humano, melhorando a percepção sobre o outro e a vida em sociedade”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.

A reunião seguiu ao longo do dia com a presença dos ministros no Palácio do Planalto.

“O Brasil estava totalmente abandonado. O governo anterior, como vocês sabem, nunca se preocupou em governar este país, com a economia, com políticas de inclusão social, ele se preocupava em estimular o ódio entre as pessoas”, concluiu o presidente Lula.

O portal comunica.br está disponível para informar em detalhes todos os investimentos do governo federal nos 27 estados e nos 5.568 municípios do Brasil.

Acesse o ComunicaBR em https://www.gov.br/secom/pt-br/acesso-a-informacao/comunicabr

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte