Pela 27ª vez, João Pessoa recebe o vôlei de praia 2017.

0
607

Uma das cidades mais identificadas com o vôlei de praia brasileiro será sede do primeiro torneio do ano. João Pessoa (PB) recebe dois eventos seguidos nesta semana, com os principais atletas do país. De terça (24.01) a quinta-feira (26.01) ocorre o Circuito Banco do Brasil Nacional, divisão de acesso ao Circuito Brasileiro Open, realizado de sexta-feira (27.01) a domingo (29.01), ambos com entrada franca na Av. Cabo Branco, altura do nº 2.500.

E não faltarão novidades na primeira etapa do ano, com a estreia de várias duplas novas. Só entre os atletas que defenderam o Brasil na última edição dos Jogos Olímpicos serão três mudanças. O carioca Pedro Solberg passará a atuar ao lado do jovem Guto, eleito ‘novato do ano’ pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em 2016. Evandro, que jogava ao lado de Pedro, formará dupla com o capixaba André Stein.

No feminino, a medalhista de prata no Rio de Janeiro Ágatha inaugura time ao lado de Duda, jovem de apenas 18 anos e dona de cinco títulos mundiais na base. Ao todo serão 13 estreias de novas duplas ou reestreias de equipes refeitas (veja a lista completa de inscritos abaixo). O Circuito Brasileiro Open em João Pessoa terá a presença de 13 atletas olímpicos, sete deles medalhistas.

O Circuito Brasileiro Open é composto por 16 equipes no torneio masculino e outras 16 no torneio feminino. Os times são divididos em quatro grupos de quatro duplas na disputa da primeira fase, na sexta-feira. No dia seguinte ocorrem jogos válidos pela repescagem, quartas de final e semifinal. As disputas da medalha de bronze e das finais dos dois naipes ocorrem no domingo, com partidas apenas na parte da manhã.

Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem).

Já o Circuito Banco do Brasil Nacional, que começa nesta terça-feira, é uma divisão de acesso ao Open. As duplas com bom desempenho em uma etapa do Nacional somam pontos e vão ganhando posições no ranking. O campeão do Nacional soma mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240).

O Nacional é composto por 12 duplas em cada naipe. As seis melhores do ranking – que não conseguiram vaga entre as 16 melhores do Open – e dois times convidados (wild card) entram direto na fase de grupos, que começa na quarta-feira. Um dia antes, na terça, ocorre o qualificatório, onde até 32 times (limite) em cada naipe disputam as últimas quatro vagas no torneio, em jogos eliminatórios diretos.

A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado, e João Pessoa (PB) será a sexta parada dos nove eventos programados. As próximas cidades que receberão o tour nacional em 2017 serão Maceió (AL), Aracaju (SE) e Vitória (ES).

No torneio feminino, Larissa e Talita (PA/AL), que venceram as três primeiras etapas, lideram com 1.480 pontos. No naipe masculino, Álvaro Filho e Saymon (PB/MS), que venceram em Brasília e Curitiba, além de terem conquistado três vices, estão em primeiro lugar no ranking geral da temporada com 1.880 pontos.

CIRCUITO OPEN – TORNEIO MASCULINO
Alison e Bruno Schmidt (ES/DF)
Álvaro Filho e Saymon (PB/MS)
Evandro e André Stein (RJ/ES)
Pedro Solberg e Guto (RJ)
Oscar e Hevaldo (RJ/CE)
Jô e Vitor (PB)
Léo Gomes e Ferramenta (RJ)
Luciano e Bruno de Paula (ES/AM)
Felipe Cavazin e Pedro Resende (PR/PB)
Thiago e George (SC/PB)
Arthur Lanci e Eduardo Davi (PR)
Léo Vieira e Averaldo (DF/TO)
Márcio Araújo e Luizão (CE/AM)
Benjamin e Moisés (MS/BA)
Luccas Lima e Guto (SP)
Vinícius e Marcus Borlini (ES)

CIRCUITO OPEN – TORNEIO FEMININO
Larissa e Talita (PA/AL)
Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE)
Elize Maia e Taiana (ES/CE)
Juliana e Carolina (CE/RJ)
Ágatha e Duda (PR/SE)
Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ)
Josi e Lili (SC/ES)
Renata e Thati (RJ/PB)
Val e Ângela (RJ/DF)
Maria Elisa e Carol Horta (PE/CE)
Tainá e Victoria (SE/MS)
Eunyce e Rafaela (AL/PA)
Semírames e Luiza Amélia (SP/CE)
Amanda e Fernanda Nunes (RJ)
Érica Freitas e Neide (MG/AL)
Flávia e Thais (RJ)

fonte: CBV