Ministério da Justiça e CBF assinam acordo de cooperação para implantação do Projeto Estádio Seguro

0
42

Créditos: Tom Costa / MJSP

Ministério dos Esporte será parceiro na iniciativa que pretende dar mais segurança aos frequentadores de estádios e arenas em conjunto com Federações e Clubes

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram com o Ministério do Esporte, acordo de cooperação que instituirá o Projeto Estádio Seguro. O objetivo é levar mais segurança aos estádios por meio do aumento do monitoramento e cruzamento de dados dos torcedores. O evento foi realizado no Palácio da Justiça, em Brasília, e contou com a presença dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do Esporte, André Fufuca, além do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O projeto “Estádio Seguro” vai oferecer aos organizadores das partidas os sistemas mais avançados de controle de público nas arenas do país. As 27 Federações também foram convidadas para participarem do programa. Parte do programa já funciona de forma piloto no Maracanã desde o final do ano passado. Trata-se do uso de uma tecnologia que identifica torcedores com mandados em aberto ou com alguma restrição judicial. O dispositivo é acionado no momento da leitura do ingresso. Caso o sistema identifique um torcedor procurado, a catraca eletrônica é bloqueada.

O Ministério da Justiça não vai repassar recursos federais para o projeto. O governo vai oferecer aos clubes auxílio técnico para a implantação e integração dos sistemas.

CBF