Michel Augusto vence duelos no Mundial e garante vaga à Paris

0
172

Foto: Anderson Neves/CBJ

Missão cumprida! O Campeonato Mundial de judô de Abu Dhabi começou neste domingo (19), e já teve ótimas notícias para o Brasil. A estreia do evento contou com a participação de quatro brasileiros. Mas o destaque ficou para o peso Ligeiro Michel Augusto, que fez boa campanha e faturou pontos que garantiram matematicamente a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No total, a Confederação Brasileira de Judô levou 18 judocas ao Campeonato Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A competição é a última do Circuito Mundial IJF antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil já conta com 10 atletas garantidos nas Olimpíadas, e o foco neste Mundial é assegurar pontos que classifiquem mais quatro judocas à Paris.

Campeonato Mundial distribui até 2.000 pontos no ranking de classificação aos Jogos Olímpicos. Esse total vai para os campeões e campeãs de cada uma das 14 categorias. A prata ganha 1.400 e o bronze leva 1.000 pontos.

Atual número 24 do mundo, Michel Augusto, foi para os Emirados Árabes com uma missão: conquistar pontos no ranking e garantir a vaga à Paris 2024. E missão dada é missão cumprida! O jovem paulista de apenas 19 anos estreou na categoria de até 60kg com vitória diante de Muhammadsoleh Quvatov (30º), do Tajiquistão, por um waza-ari. Em seguida, venceu o último campeão europeu, Balabay Aghaye (5º), do Azerbaijão, por três shidos.

Em sua última luta, Michel caiu diante do cazaque Yeldos Smetov (26º) por um ippon. Mesmo com a derrota, o brasileiro somou mais 220 pontos no ranking olímpico. Assim, chegou a 2.796 pontos e, matematicamente, pelos resultados dos demais concorrentes no Mundial, não poderá mais ser alcançado.

“Eu queria agradecer a todos que torceram por mim. Eu dei o meu melhor aqui no Mundial, mas não foi dessa vez, eu queria ter saído com a medalha. No entanto, saí com pontos importantes para conquistar minha vaga olímpica”, disse Michel.

Olimpiada todo dia