João Azevêdo consolida parcerias com Universidade de Xangai Jiao Tong para construção do radiotelescópio Bingo e intercâmbios de alunos e professores

0
196

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (17), em Xangai, na China, de reunião com a reitora da Universidade Jiao Tong, Lisa X Xu, ocasião em que consolidou a parceria para a implantação do radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar, no Sertão paraibano. O chefe do Executivo estadual ainda avançou nas tratativas de intercâmbios de professores e alunos nas instituições de ensino superior chinesa e da Paraíba.

“A Universidade de Jiao Tong é a principal parceria da USP e da UFCG no projeto Bingo. Garantimos a conclusão do projeto e abrimos a possibilidade de intercâmbio de professores e alunos na Universidade Jiao Tong, que é uma das cinco melhores do mundo. Estamos extremamente felizes com os resultados, agradecemos a honrosa forma com que fomos recebidos e temos certeza de que avançaremos muito mais nas cooperações e nos possíveis intercâmbios que teremos”, explicou o governador João Azevêdo.

Também participaram da reunião ex-reitores, diretores e professores da Universidade Jiao Tong; o professor Élcio Abdalla (coordenador geral do projeto Bingo); o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes; os professores Amílcar Queiroz, Carlos Alexandre e Edmar Gurjão (coordenadores do projeto Bingo); professor Matheus Pasquali (coordenador geral de pesquisa da UFCG); professora Francilene Procópio (vice-presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência); e professora Mônica Tejo (presidenta do Instituto Nacional do Semiárido – Insa).

Ainda estiveram presentes a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta; Mônica Montenegro (assessora de assuntos internacionais do IFPB); Allysson Macário (pesquisador do IFPB).

Os secretários de estado da Paraíba, Cláudio Furtado (Ciência e Tecnologia); Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão); Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos); Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); Rômulo Polari (presidente da Cinep); e Ronaldo Guerra (chefe de gabinete do Governador) também participaram da reunião.

Projeto Bingo – O radiotelescópio Bingo, acrônimo em inglês para “Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro”, é um equipamento que será o maior da América Latina e irá mapear as emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo. A partir daí, usará as oscilações acústicas de bárions como régua padrão para medir a expansão do universo, colocando a Paraíba como protagonista no cenário científico internacional.

A escolha do município de Aguiar, no Sertão paraibano, para a instalação do Bingo deu-se por ser uma região sem contaminação ou interferência de sinais de celular ou aeronaves, por exemplo.

O equipamento será fonte de conhecimento científico para pesquisas internacionais e também vai proporcionar o desenvolvimento de diversos setores na Paraíba como o turismo, a educação para jovens, a tecnologia, entre outros. O Projeto Bingo é fruto de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Inpe, a UFCG e instituições da China, do Reino Unido e de sete outros países. Toda estrutura física está sendo fabricada pela empresa chinesa CETC 54, a mesma empresa que construiu o maior radiotelescópio do mundo, o Fast.