Foto: ARQUIVO/SECOM-PB
A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) recebeu representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro, que fizeram avaliação dos atletas paralímpicos da Instituição, que representam a Paraíba em competições nacionais e internacionais. Matheus Bumussa, Fábio Ribeiro e Gilmar de Souza estão visitando os 42 polos onde estão os paratletas e avaliando o desempenho deles.
O objetivo desse trabalho é identificar os talentos nas modalidades paralímpicas e acompanhar o desempenho para, posteriormente, formar o quadro de paratletas que represente o Estado e que são beneficiados pelo Programa do Governo da Paraíba, o Bolsa Esporte.
Na Funad, os representantes do CPB conversaram com os professores, paratletas e famílias e explicaram como funciona o projeto, incentivaram os talentos que já ocupam lugares de destaque nas competições e falaram sobre a importância do esforço e dedicação ao paradesporto.
A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou o orgulho da Instituição com os atletas paralímpicos que compõem o quadro da Funad. “O Governo da Paraíba busca incentivar e apoiar essas pessoas, numa mobilização sistemática, que envolve treinadores e a coordenação do Núcleo de Educação Física e Desporto [NED] da Funad e o resultado é sempre muito positivo. Reafirmamos essa luta por mais visibilidade, melhor desempenho e performances cada dia melhores”.
A Funad possui 32 atletas paralímpicos: 12 na Bocha, 12 na Natação e oito no Atletismo, medalhistas paralímpicos e que são treinados e acompanhados pelo NED e apoiados pelo Governo do Estado.