(Foto: divulgação/Roberto Guedes /Secom-PB)
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), divulgou, nesta terça-feira (2), o cronograma dos Jogos Indígenas da Paraíba 2022. De acordo com a coordenação, no dia 24 deste mês, ocorrerá o lançamento, no Casarão dos Lundgren, em Rio Tinto. A cidade também sedia os Jogos, que vão ocorrer de 21 a 25 de setembro.
Os Jogos Indígenas da Paraíba retornarão ao calendário esportivo, depois de dois anos sem ser realizados por conta da pandemia e, neste ano, ocorrerá na Aldeia Jaraguá. O evento é destinado aos povos indígenas das aldeias pertencentes aos municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto e contará com 1200 participantes, que disputarão nas modalidades: corrida do toro, canoagem, arco e flecha, cabo de guerra, futebol, futsal e minimaratona.
“Primeiro de tudo, haverá o lançamento, no fim deste mês de agosto, no casarão da família Lundgren, onde serão repassados todos os detalhes para a realização dos Jogos”, adiantou o professor José Hugo, coordenador dos Jogos.
O secretário da Sejel, Zezinho Botafogo, ressaltou a importância do retorno dos eventos esportivos no estado. “Já foram retomados os Jogos Escolares e Paraescolares, a Copa Paraíba Raimundo Braga e os Jogos das Reeducandas. Agora, será a vez dos Jogos Indígenas e ainda estão programados os Jogos dos Ciganos, dos Servidores e os Jogos Mirins”, lembrou.