Governo da Paraíba promove aproximação entre startups paraibanas e investidores na Expotec

0
268

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), realizou na Expotec 2023, encerrada na sexta-feira (11) o Demoday: uma oportunidade para startups que estão no Programa Parque Tecnológico Horizontes da Inovação (PTHI) se aproximarem de investidores e impulsionarem seus empreendimentos. Foi uma ação inédita do governo estadual que investiu R$ 3 milhões, por meio do edital Conectando Startups: Tecnologias Educacionais e Turismo Sustentável, aberto em 2022.

Foram selecionados 12 projetos, a partir do edital e apresentados, em formato de “pitch”, uma metodologia que dinamiza os trabalhos permitindo um tempo curto de exposição. Cada projeto recebeu o aporte financeiro de até R$ 150 mil em subvenção.

A atividade é desenvolvida no âmbito do Programa PTHI pelo qual os empreendedores receberam apoio na mobilização do ecossistema de inovação para o desenvolvimento de um produto minimamente viável (MVP). Eles passaram por um processo de oito meses e agora demonstram aos investidores a evolução dos projetos.

O evento teve a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado; da secretária-executiva de Inovação, Elis Regina Barreiro; do secretário-executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire; da coordenadora de Programas e Projetos da Fapesq, Patrícia Costa; e da coordenadora do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, Francilene Garcia Procópio.

“Esse Demoday já reflete investimentos que a secretaria tem feito nos últimos meses para selecionar empresas inovadoras com editais focados em linhas específicas. A próxima etapa para a Secties serão novos editais para novas linhas que o Programa PTHI vai atuar: a questão da longevidade, das energias renováveis, TI, TIC e a cultura. Em breve, teremos novidades sobre editais que visam fazer subvenção para entidades culturais: uma maneira de fomentar a economia criativa”, informa o secretário da Secties, Claudio Furtado.

Investimentos iniciais feitos pelo governo estadual firmam empreendimentos

Os projetos foram analisados por uma banca de investidores especialista no setor de tecnologias para educação e turismo. Presencialmente: Alex Pinheiro, pioneiro no setor de edtech; Fabiana Medeiros, responsável por fomento para inovação via Plataforma de Inovação SENAI; Wilson Roberto, advogado, empresário e especialista em participação virtual; Diogo Catão, CEO da Dome Ventures. A cada apresentação, eles atribuíram recomendações para a evolução dos negócios.

Os 12 projetos – Edital Conectando Startups

ARTEZAUM DIGITAL

Plataforma de ensino gamificado – recebe lições e as transforma em atividades gamificadas, tornando o aprendizado mais envolvente e divertido para os alunos.

WEGUIDE: GUIA DE TURISMO EM REDE

Plataforma digital multilateral promove capacitação continuada, inserção, interação digital e para estimular o trabalho em rede e o empreendedorismo para guias e condutores de turismo.

DÍNAMO NUCLÉOLO AUDIOVISUAL + DNA_HD

DNA HD é um aplicativo desenvolvido para realidade virtual/aumentada para criar novas metodologias para ensino médio.

EXPEDIÇÃO TERROÁ PARAÍBA

O Terroá transformou todo o conteúdo adquirido em reportagens de vídeo em documentário.

METAEDU

O projeto METAEDU  facilita o acesso ao conhecimento por meio de uma tecnologia de baixo custo em sala de aula virtual.

EAD MASTER

Duas soluções tecnológicas inovadoras: o Sistema Planeje e a Plataforma Qstione. O objetivo é simplificar a criação, planejamento e execução curricular.

INOVATURPB é um sistema da plataforma do Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB) com o objetivo de realizar a transformação digital na cadeia produtiva do turismo.

NEORON

Uma plataforma de inteligência conversacional automatizada (chatbots), direcionado para os segmentos de saúde, educação e ramo imobiliário.

PLATAFORMA UNIVERSE

Aplicativo de aluguel de temporadas e espaço para eventos, projetado para oferecer uma experiência única e acessível de hospedagem alternativa aos visitantes.

ENTRE PALAVRAS, IMAGENS E SONS

Entre palavras, imagens e sons é um produto educacional para auxiliar os processos de alfabetização e letramento com audiovisual.

REVIGORADA MENTE

Projeto que promove o bem-estar corporativo e potencializa a melhora da saúde mental dos colaboradores para empresas.

VINVER EDUCA

Plataforma de gestão educacional pedagógica direcionada à administração pública, especificamente ao Estado da Paraíba.