Governo da Paraíba lança 2ª Corrida Pela Vida e evento acontece dia 14 de abril em Campina Grande

0
78

Fotos: Divulgação/ Secom-PB

As margens do Açude Velho sediaram o lançamento da 2ª Corrida Pela Vida, na manhã deste sábado (2). O evento deu início às inscrições da corrida, que ocorre em 14 de abril, em Campina Grande. A iniciativa, que visa promover a vida por meio da doação de sangue, é promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com apoio do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, da Gerência Executiva da Vigilância em Saúde do Estado e do Hemocentro da Paraíba.


De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, a Corrida Pela Vida tem como objetivo incentivar as pessoas a adotarem hábitos de vida saudáveis, e acima de tudo, se tornarem doadores de sangue. “Hoje, aqui em Campina Grande, estamos dando o pontapé inicial das inscrições para uma corrida que será exclusiva para doadores. Não haverá vendas de camisas. Então, quem for participar precisa doar, ser um doador voluntário”, ressaltou o secretário.

Segundo a cuidadora Simone dos Santos Gonçalves, 34 anos, a sua maior motivação para ser doadora é ver diariamente a necessidade de pessoas que necessitam de doação de sangue. “Independentemente de serem nossos parentes ou não, nós devemos doar. A gente tem que pensar no próximo sempre. Eu já sou doadora, inclusive do Banco de Medula. Eu já estou ansiosa que chegue o dia da corrida”, destacou.

Já o operador de máquinas Gilson Barbosa, de 34 anos, disse que decidiu participar do lançamento da 2º Corrida Pela Vida, porque sempre teve muita vontade de doar sangue e viu no evento a oportunidade. Ele afirmou que aprovou a iniciativa da corrida e que “estou muito feliz em saber que vou ajudar pessoas que necessitam”.

Para se inscrever é preciso procurar o Hemocentro de Campina Grande ou de João Pessoa para fazer a doação e efetivar a inscrição para a prova. De acordo com a diretora Geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, a ação amplia os estoques de sangue e incentiva a captação de novos doadores. “Esse é um ato de amor e solidariedade que ajuda a salvar vidas. Por isso essa corrida que será realizada em Campina Grande já é sucesso desde já”, disse.

A primeira edição da prova ocorreu em João Pessoa, onde foram arrecadadas mais de mil bolsas de sangue. A expectativa é de que a 2ª Corrida Pela Vida supere esta marca. O sangue é um importante item para a rotina hospitalar, principalmente para a realização de algumas cirurgias.

Durante o evento de lançamento, o diretor geral do Hospital de Trauma de Campina Grande, Sebastião Viana, informou que a unidade consome um grande volume de bolsas  de sangue e que é fundamental que mais pessoas realizem doações com frequência para manter o estoque não só do Trauma, mas da saúde como um todo.

“Naturalmente, no Hospital de Trauma há uma demanda muito alta por bolsas de sangue, por sermos uma unidade de Urgência e Emergência e termos elevados números de acidentes de trânsito. Consumimos em média de 30 a 40 bolsas/dia. Quem doa sangue, doa vida.  A gente acredita muito que nessa campanha de conscientização só quem ganha é o paciente, que precisa operar”, finalizou o diretor.

A prova, que será dividida em 3km, 5km e 10km, está marcada para 14 de abril. Para se inscrever, basta o atleta comparecer no dia do lançamento da corrida ou se dirigir ao Hemocentro de Campina Grande ou de João Pessoa. A efetivação será por meio da doação voluntária de sangue.