Governo da Paraíba envia artesãos para salão internacional de artes na França

0
159

Foto: Divulgação/ Secom-PB

Uma delegação da Paraíba desembarca na França, nesta terça-feira (8), para participar da edição de 2024 do salão “Ob’Art”, exposição de arte internacional que ocorre na comuna de Saint-Ouen entre os dias 10 e 13 de outubro. Entre os expositores selecionados estão os artesãos paraibanos Alexandre Nogueira e Teresa Júlio. Eles participam do evento a partir de uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), e que foi intermediada pelo Consulado da França no Recife.

Outras agendas em território francês

A missão paraibana na França agendou uma série de outros encontros culturais em território francês. Liderada pelo secretário Pedro Santos, a equipe técnica da Secult-PB já tem um primeiro compromisso, nesta quarta-feira (9), no município de Limoges, na Escola Nacional Superior de Artes e Design (Ensad).

Pedro e a equipe da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba vão se reunir com o corpo diretivo da Ensad para tratar sobre os detalhes da “Residência Cruzada em 2025”, uma parceria já firmada e assinada que consiste em um intercâmbio cultural e educacional entre paraibanos e franceses.

O objetivo é que no ano que vem artesãos e artistas paraibanos sejam enviados para estudos na escola de Limoges, enquanto franceses serão recebidos na Paraíba. O encontro vai servir para verificar os detalhes finais com relação ao acordo pactuado. “Entendemos que essa é uma excelente oportunidade para trocas de experiência e para o desenvolvimento de trabalhos criativos na área de cerâmica”, frisou Pedro.

Ele explica que Limoges é uma das cidades criativas da Unesco e tem uma produção muito forte na tipologia cerâmica. “Nessa reunião, vamos definir questões como cronograma, critérios e formas de seleção e possibilidade de ampliação da quantidade de participantes”.

Na manhã de quinta-feira (10), a Secult-PB ainda participa de diálogos na Câmara de Comércio do Brasil para analisar a participação paraibana no Ano Brasil-França 2025. E na Embaixada do Brasil em Paris vai conversar sobre a realização do Festival Internacional do Forró, a ser realizado na capital francesa.

Por fim, haverá ainda uma série de encontros na manhã da sexta-feira (11), em Lille, para discutir a realização do Festival Internacional do Forró na cidade, evento a ser executado pela Associação Cultural Balaio Nordeste