A modalidade que mais felicidade deu aos brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris promove um evento de primeira a partir do dia 17, em João Pessoa: o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Artística. O evento contará com o brilho de estrelas como as medalhistas olímpicas Rebeca Andrade e Julia Soares e os atletas olímpicos Diogo Soares, Arthur Nory e Caio Souza, entre outros.
O cenário do espetáculo será o Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor.
No dia 17, já estarão em ação os atletas que farão o futuro de nossa Ginástica. Eles estarão envolvidos na disputa da categoria infantil. Nos dias 17 e 18, a entrada será livre. Nos dias 20, 21 e 22, cada espectador terá que levar um quilo de alimento não perecível. Será necessário fazer o cadastro pela plataforma Sympla para se ter acesso aos ingressos. É possível adquirir dois ingressos por CPF. Em cada um desses três dias (20 a 22), será disponibilizada carga de 3.000 ingressos.
A competição classificatória da categoria adulta da Ginástica Artística Masculina começa às 13h do dia 20. Já a classificatória da Ginástica Artística Feminina terá início às 8h do dia 21.
O interesse pelo evento é enorme, e não se restringe à Paraíba, segundo o Coordenador do Comitê Técnico de Ginástica Artística Masculina da CBG, Robson Caballero. “A gente já ficou sabendo que estão sendo organizadas caravanas de outros estados. O ginásio é grande e temos certeza de que estará repleto de entusiasmo e do calor humano do público nordestino, o que vai tornar essa competição especialíssima”.
Adriana Alves, a Coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina, considera que o momento não poderia ser mais propício para a grande celebração esportiva que será este Brasileiro. E avalia que o formato escolhido para o cronograma do evento, que se inaugura com disputas da categoria infantil, foi um grande acerto. “Isso será muito interessante. Temos uma geração completamente inspirada e empolgada com esse fenômeno que é Rebeca Andrade. Ao mesmo tempo, sentimos esse orgulho gigante pela conquista dessa medalha olímpica na disputa por equipes, que nossas ginastas brilhantemente alcançaram. Há pouco tempo, isso era apenas um sonho. Nossas ginastas transformaram isso em realidade”.
O formato da competição tem diferenças em relação ao Troféu Brasil, que foi uma competição por aparelhos. O Brasileiro terá disputas por equipes, que reúne os clubes representados, o individual geral e as disputas por aparelhos.
Na categoria adulta, estarão em ação 90 atletas, e um total de 13 clubes tomará parte do evento.
O público que acompanhar o evento, seja pelo Canal Olímpico, no YouTube, seja nas arquibancadas do Ronaldão, terá mais uma vez um evento de primeira linha, segundo Adriana. A altíssima qualidade dos eventos tornou-se uma marca da Confederação, já há alguns bons anos. “São aparelhagens importadas, organização primorosa, grande cuidado com o público e com os atletas. Tudo isso faz parte de um ecossistema vencedor. A CBG mira a excelência sempre”, acrescenta.
Lindolfo Pires, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do estado da Paraíba, destacou, em sua fala, entre outros aspectos, o alto nível das instalações que receberão os talentos da Ginástica Artística do Brasil. “A Paraíba sente-se orgulhosa em poder ser sede de uma competição tão importante como esse Campeonato Brasileiro, que abrilhantará o ginásio Ronaldão, que passou por sua maior reforma desde a fundação. Essa parceria entre o Governo do Estado e a CBG só vem a mostrar ao Brasil e ao mundo a satisfação de estar aqui com nossas medalhistas que brilharam em Paris”.
Ascom/ CBG