Estudantes Paraibanos do Programa Conexão Mundo recebem passaportes para Intercâmbio Internacional

0
341

Foto: Divulgação

Os estudantes participantes do programa Conexão Mundo estão recebendo nesta semana os passaportes, fase essencial para a realização dos intercâmbios educacionais internacionais. Nesta terça-feira (18), 35 deles compareceram ao posto da Polícia Federal localizado no Manaíra Shopping, em João Pessoa. O programa, parte das políticas públicas educacionais da Paraíba, conforme as Leis nº 10.613/2015 e 11.655/2020, visa a cooperação internacional, formação qualificada e desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes da rede pública da Paraíba.

O processo seletivo para o edital nº 04/2024, referente à edição 2024/2025 do Projeto Conexão Mundo contou com a participação de 2.139 estudantes de todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) da Paraíba. Os candidatos passaram por provas de conhecimentos em inglês e espanhol realizadas em 16 cidades polo. Ao todo, foram oferecidas 400 vagas, distribuídas entre curso de idiomas, formação profissional e ensino médio internacional, com destinos como Reino Unido, Espanha, Chile e China. No total, foram selecionados 204 estudantes para intercâmbio em inglês ou mandarim e 170 em espanhol.

O programa Conexão Mundo, além de proporcionar intercâmbio cultural, visa a formação integral dos estudantes, preparando-os para um mercado de trabalho globalizado. O governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, arca com todos os custos, incluindo emissão de passaportes, passagens aéreas e outras despesas relacionadas ao intercâmbio. Este suporte financeiro é fundamental para viabilizar a participação de alunos de diversas origens sociais.

O planejamento inicial para o embarque dos estudantes do programa Conexão Mundo prevê final de julho para o Chile (Ensino Médio Internacional), início de agosto para Salamanca, Espanha (Curso de Idiomas), e final de agosto para o Reino Unido (Ensino Médio Internacional e Formação Profissional). No entanto, ajustes podem ser necessários devido à homologação das passagens e outras questões específicas de cada destino. Ao final de cada viagem, os estudantes que participam do programa retornam ao Brasil com uma bagagem cultural rica e experiências que vão além do conteúdo acadêmico.

“A imersão em outras culturas e idiomas contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, ampliando suas perspectivas e oportunidades futuras. Esse é um programa que fortalece a educação pública na Paraíba, demonstrando seu compromisso com a formação de cidadãos globais. Sendo assim, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba continua a trabalhar para expandir programas como o Conexão Mundo, buscando parcerias internacionais e novas oportunidades para os estudantes. A formação em língua estrangeira, a ampliação do repertório cultural e a construção de redes de cooperação internacional são pilares fundamentais para o desenvolvimento educacional e social do Estado”, afirma o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.