Estudantes de escolas estaduais da Paraíba disputam vaga na Etapa Nacional do Programa Parlamento Jovem em votação popular

0
26

Três estudantes da Rede Estadual de Ensino estão disputando uma vaga na Etapa Nacional do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Os alunos participantes de toda a Paraíba produziram discursos para serem analisados pela coordenação estadual do PJB. Após a pré-avaliação, quatro discursos foram selecionados, sendo três produzidos por alunos de escolas estaduais, e a partir desta semana, os discursos participarão de uma votação popular para escolher o representante da Paraíba na Etapa Nacional do Programa, que acontecerá em Brasília entre os dias 5 e 7 de dezembro. Para votar, basta acessar o link: https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-paraiba-pb/.

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino são Adriana Gonçalves Ferreira, da EEEFM Augusto dos Anjos, em Mari; Laudimyla da Silva Ribeiro, da ECIT Prof. Luiz Gonzaga Burity, em Rio Tinto; e Thainá Fernandes Pereira de Oliveira, da ECIT Dom Marcelo Carvalheira, em Guarabira. Além dos estudantes da Rede Estadual, Itallo Ruan Leite, do IFPB, também está concorrendo.

A votação popular segue até o dia 10 de novembro. A seleção final será realizada pela combinação da avaliação de especialistas da Câmara dos Deputados, votação dos próprios praticantes da Jornada e também a votação popular. A avaliação dos especialistas representará 60% da nota final; a votação popular e a votação dos pares representarão, cada uma, 20% da nota final. No total, 27 jovens serão selecionados – um representante de cada Unidade Federativa.

Etapa Nacional – Entre os dias 5 e 7 de dezembro, os 27 estudantes selecionados viajarão para Brasília para conhecer a Câmara dos Deputados e participar de uma série de atividades, como acompanhamento de audiências públicas e do trabalho dos deputados federais. Os estudantes também vão elaborar a Carta do PJB à Câmara dos Deputados, que deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos parlamentares, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação. Os professores apoiadores dos 27 deputados jovens acompanharão os estudantes em sua viagem e participarão de um encontro de troca de experiências com os demais educadores.

Parlamento Jovem Brasileiro – O PJB é um programa de educação para democracia desenvolvido pela Câmara dos Deputados em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. É voltado para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos do programa é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa. Podem participar do PJB estudantes, que tenham entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no Ensino Médio, em modalidades integradas ou que estejam concluindo o segmento na Educação de Jovens e Adultos (EJA).