O Basquete de Base da Associação de Servidores da Polícia Federal na Paraíba (ANSEF/PB) na categoria sub 14/15 foi campeão do I Encontro Virtual Internacional de Basquete que acontece neste mês de julho e conta com a participação de equipes do Brasil, Peru e Equador.
“A equipe venceu a fortíssima Mello Dante/SP por 65 x 63 neste sábado (25), na categoria sub 14/15. A fase final das categorias Sub 12/13 e Sub 16/17 acontece nesta semana de 27 a 31 de Julho”, contou Janaína Chianca, técnica da equipe.
O Encontro/Torneio Virtual de Basquete consiste em desafios online, ao vivo, de fundamentos técnicos e físicos de acordo com a sua categoria. A cada rodada as equipes são desafiadas a realizar 7 exercícios, sendo 3 físicos, 3 técnicos e um desafio surpresa. “Previamente os 6 exercícios da rodada são revelados e durante a semana os atletas treinam e os técnicos refinam seus movimentos e execução. Ressaltando que todo exercício que é escolhido leva em consideração o espaço para execução, pois existe a preocupação de que todos possam participar e se divertir”, explicou.
De acordo com Janaína neste jogo existe o confronto individual entre os atletas, porém a contagem de pontos é para a equipe. A soma dos pontos dos 7 exercícios totaliza a pontuação final de cada equipe e determina o vencedor.
“Todos os atletas, comissão técnica das equipes, além da arbitragem entram juntos em uma sala virtual para que as atividades sejam executadas de forma on line e o tempo máximo de execução de cada exercício físico é de 3 minutos e técnico, 4 minutos. Os atletas iniciam os exercícios todos ao mesmo tempo e quando perdem o controle da bola, não conseguem se manter em isometria ou coordenar os movimentos, eles mesmos desligam o vídeo ou a pedido da sua professora. Desta forma, só os que ainda continuam em disputa permanecem com o vídeo ligado e a disputa se mantém até o tempo máximo de execução de cada atividade ou ficar só um atleta em disputa. Assim, os exercícios vão sendo executados e as pontuações para suas equipes computadas”, afirmou.
A técnica conta que o Encontro é o maior desafio do novo normal do Basquete de Base do Brasil e que está sendo um sucesso absoluto, reunindo em sua primeira edição mais de 400 atletas, fora árbitros, técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas e dirigentes.
O Basquete da ANSEF/PB está participando no masculino das categorias Sub 12/13, Sub 14/15 e Sub 16/17 no masculino e no feminino a equipe está junto com o Nosso Clube de Pernambuco.
“Este torneio está sendo espetacular, a garotada está tendo a oportunidade de conhecer diversos atletas de várias equipes do Brasil, Peru e Equador, além de manter a parte física, mental e técnica em dia. Agradecemos a organização do evento(AMAB/Girafinhas da Cidade de Mauá/SP) pelo convite e oportunidade de fazer parte deste momento de reinventar o nosso esporte”, comentou.
A técnica rasgou elogios aos atletas: “A garotada está de parabéns pelo empenho, determinação e união, fatores principais para que nosso Sub 14/15 conquistasse o título da Chave Ouro. Aos pais, nossos agradecimentos por entenderem a importância de mantermos os atletas ativos e apoiarem/torcerem pela nossa participação em tão grandioso evento e também um agradecimento especial a toda nossa comissão técnica formada pela coordenadora Kathia Costa, técnica Janaina Chianca e o fisioterapeuta Igor Sales que não mediram esforços para que pudéssemos treinar todos os dias da melhor forma possível e com muita dedicação”, finalizou.
Redação