A Copa do Nordeste de 2022, a última com obrigação de organização da CBF via medida judicial, terá quase o dobro de times participantes com relação as sete últimas edições, passando de 20 para 36 clubes. Sendo que desses, 24 entrarão na competição na fase classificatória, que também será aumentada, saindo de um para três mata-matas.
A mudança beneficiará clubes tradicionais como Santa Cruz (campeão em 2016), América-RN (campeão em 1998) e Treze, que inicialmente estariam de fora da próxima edição do Nordestão. A fase de grupos, que passará a ser a quarta etapa do Regional, não sofrerá mudanças, com todas as equipes já previamente classificadas mantendo suas vagas.
Pelo novo regulamento, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe ganharão mais dois representantes, cada. Já Ceará, Pernambuco e Bahia, por serem as federações mais bem ranqueadas na CBF, terão direito a mais três clubes.
Na nova fase de classificação, cada federação indicará o atual vice-campeão estadual e mais o seu time melhor posicionado no ranking da CBF. Ceará, Pernambuco e Bahia terão dois times via estadual.
Além desses, outras três vagas serão distribuídas para os clubes melhores ranqueados na CBF, independentemente do estado, e que ainda não conseguiram as vagas. Totalizando assim 24 equipes na fase classificatória.
Entre esses clubes, Vitória, CRB, Santa Cruz, Confiança, Botafogo-PB, ABC, Ferroviário e América-RN entram direto na segunda fase por terem melhor colocação nacional, enquanto os outros 16 se enfrentam em jogo único, com o mando de campo dos times mais bem classificados também no ranking da CBF. A definição dos confrontos será feito em sorteio.
Na segunda fase pré, também disputada em jogo único, os oito classificados do primeiro mata-mata enfrentam os oito times beneficiados pelo ranking (CRB, Vitória, Santa Cruz, ABC, América-RN, Confiança, Ferroviário e Botafogo-PB) e que terão também o direito de jogarem em casa.
Finalmente, na terceira seletiva, os oitos times restantes se enfrentam, agora em ida e volta, para definir os quatro que chegarão à fase de grupos.
Vale lembrar que todas as fases eliminatórias estão programadas para serem disputadas ainda este ano.
Os times classificados
Fase de grupos:
Alagoas: CSA
Bahia: Bahia e Atlético de Alagoinhas
Ceará: Ceará e Fortaleza
Maranhão: Sampaio Corrêa
Paraíba: Campinense
Pernambuco: Náutico e Sport
Piauí: Altos
Rio Grande do Norte: Globo
Sergipe: Sergipe
Fase classificatória
Vagas via estadual
Alagoas: CRB*
Bahia: Bahia de Feira e Juazeirense
Ceará: Ferroviário* e Atlético-CE
Maranhão: Moto Club**
Paraíba: Sousa
Pernambuco: Santa Cruz* e Salgueiro**
Piauí: Fluminense
Rio Grande do Norte: ABC*
Sergipe: Lagarto
Vagas via ranking da CBF por estado
Alagoas: ASA**
Bahia: Vitória*
Ceará: Floresta
Maranhão: Imperatriz**
Paraíba: Botafogo-PB*
Pernambuco: Central
Piauí: River**
Rio Grande do Norte: América-RN*
Sergipe: Confiança*
Vagas via ranking da CBF independente de estado
Paraíba: Treze (65º no ranking)**
Bahia: Jacuipense (71º no ranking)**
Sergipe: Itabaiana (73º no ranking)**
*Entram já no segunda fase da classificatória
**Disputam o primeiro mata-mata como mandantes
Imagem: CBF Reprodução / TV TORCEDOR com informações do Portal NE45