Documentário do COB “Vanderlei: pernas, cabeça e coração” conquista o Troféu CineEsporte

0
121

Foto: Divulgação/ COB

Produção original do Comitê Olímpico do Brasil foi a grande vencedora da Mostra Internacional Competitiva do 6º Festival de Cinema de Esportes, o CineEsporte

O documentário do Comitê Olímpico do Brasil (COB) “Vanderlei: pernas, cabeça e coração” foi o grande vencedor da 6ª edição do Festival de Cinema de Esportes, o CineEsporte, realizado no Rio de Janeiro. Na noite da última terça-feira (03), a produção original do COB conquistou o Troféu CineEsporte da Mostra Internacional Competitiva de Longa-metragem em evento que marcou o encerramento da edição do Festival deste ano.

É a primeira vez que a obra do Comitê participa do CineEsporte e que conquista o primeiro lugar em uma premiação internacional de relevância no meio audiovisual. Top 10 do prêmio AIPS Sport Media Awards 2023, da Associação Internacional de Jornalismo Esportivo, “Vanderlei: pernas, cabeça e coração” também foi selecionado para participar do Lisbon Sport Film Festival de 2024, que vai ser realizado em Lisboa, Portugal, em outubro.

“Ficamos muito felizes e emocionados com a conquista do Troféu CineEsporte, um festival renomado internacionalmente e o principal do cinema esportivo brasileiro. O documentário do Vanderlei resgata a memória de uma figura icônica do esporte olímpico brasileiro, um propósito perseguido por nós do COB, e ver esse movimento sendo coroado com uma premiação é motivo de orgulho e incentivo para continuarmos fazendo mais produções originais”, comemorou o diretor de Comunicação do Comitê, Paulo Conde.

WhatsApp Image 2024-09-04 at 00.14.33.jpegDiretores do documentário “Vanderlei: pernas, cabeça e coração” Gabriel Baron e Terni Castro recebem Troféu CineEsporte. Foto: Samuel Almeida/Divulgação

Dirigido pelos jornalistas Terni Castro, Gabriel Baron e Diogo Venturelli, “Vanderlei: pernas, cabeça e coração” estreou no YouTube do Time Brasil em setembro de 2023 e narra a trajetória de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze na Maratona dos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e único brasileiro a conquistar a medalha Pierre de Coubertin (maior honraria do Comitê Olímpico Internacional). Na obra, a vida e a carreira de Vanderlei são retratadas em fases diferentes: desde as origens, no interior do Paraná, até a glória da medalha olímpica e o legado que se perpetua até os dias atuais.

A obra concorreu na Mostra Internacional Competitiva do CineEsporte com mais outros cinco filmes, entre eles o também documentário original do COB “Baloubet: drama e glória de um gladiador”. Durante seis dias, o Festival reuniu centenas de espectadores em três pontos de exibição no Rio de Janeiro – Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Cinesystem Botafogo e Ponto Cine – e promoveu debates e homenagens. Produzidos em diversos países, os filmes estrangeiros compuseram a mostra competitiva, divididos entre curtas e longa metragens, e os vencedores do Troféu CineEsporte foram escolhidos em votação popular.

Por Comitê Olímpico do Brasil