Deputados homenageiam Guilherme de Castro e presidente Adriano Galdino anuncia novo secretário Legislativo

0
134

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) homenageou, durante sessão ordinária, nesta terça-feira (12), o secretário legislativo da Casa, Guilherme Benício de Castro, que morreu no dia 02 deste mês, vítima de um acidente de jet-ski na Praia do Jacaré, em Cabedelo. Durante a sessão, o presidente Adriano Galdino nomeou José Gomes Neto para Secretário Legislativo, e Thiago Antônio Santos Cavalcanti, para Secretário da Mesa.

“Eu resolvi acreditar na juventude e competência de Guilherme. A princípio foi aquela surpresa para a Casa, mas com o tempo ele foi mostrando a sua capacidade, os seus conhecimentos e a sua maneira peculiar de se comportar com muita humildade, dignidade, muito respeito a todos e a todas. Ele foi ganhando a simpatia de todos”, ressaltou Adriano Galdino.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, abriu espaço para que os parlamentares prestassem suas homenagens, individualmente. “Ele conseguiu ser presente na vida de todos nós, como conseguiu ser presente na vida dos nossos funcionários. Guilherme terminou virando uma referência para todos nós. A gente trazia um problema, ele vinha com a solução, a gente tinha uma dúvida, ele vinha com alguma solução, a gente tinha uma ideia, ele trazia e aumentava aquela nossa ideia”, disse Camila Toscano.

A deputada Jane Panta se solidarizou com a mãe de Guilherme. “Ele era uma pessoa tão boa, que vai estar em um bom lugar. As minhas palavras para a mãe de Guilherme são para dizer que todas as noites ela está nas minhas orações, para que Deus conforte aquele coração, para que Deus possa dar a ela a vontade de viver novamente. Porque nós somos mães, e a gente sabe o quanto isso pesa no coração de uma mãe”, disse.

Em seu depoimento, o deputado George Morais destacou a característica acolhedora de Guilherme. “Dedicação, lealdade, uma rapaz altamente prestativo, atencioso, cuidadoso e não media esforços para nos auxiliar, para cooperar, colaborar com nossas atividades parlamentares”, disse o parlamentar.

Para o deputado Tovar Correia Lima, a morte de Guilherme é uma perda inestimável para todos. “Tínhamos uma convivência extremamente harmônica. Eu quero falar um pouco dele fora do Plenário da Assembleia. Quando nos encontrávamos, seja no São João em Campina Grande, seja em alguns momentos de bate-papo para tomar um café, de alguns aprendizados que nós tivemos, e se deu para perceber nas homenagens que Guilherme recebeu, como ele tinha um trânsito de bem-querência com todos os poderes, com todas as pessoas que conviviam”, declarou.

Emocionado, o deputado Tião Gomes elogiou a atuação de Guilherme na Casa Legislativa. “Eu dizia sempre que ele era o nosso anjo da guarda. Ele era a pessoa que olhava para todos os deputados e servidores. Então, eu não tenho palavras para dizer o tamanho da tristeza que eu e, com certeza, todos nós sentimos no momento em que o perdemos”, ressaltou o deputado.

Já a deputada Cida Ramos aproveitou o momento para se solidarizar com a família de Guilherme.  “Morte é sempre ruptura, ainda mais nas condições em que Guilherme morreu. Sem tempo da última palavra, do último desejo e abraço. Me solidarizo demais com a família. Minha convivência com ele foi sempre muito respeitosa e com muito carinho. Que a gente possa encontrar serenidade para enfrentar essa perdas difícil”, declarou.

“Todos nós deputados tivemos a oportunidade de obter a ajuda de Guilherme para o nosso trabalho. Sempre que eu entrar aqui lembrarei dele. Me solidarizo com todos os amigos e familiares, pois só o tempo vai diminuir essa dor”, disse o deputado Felipe Leitão.

Projeto

Os deputados também vão homenagear Guilherme de Castro através do projeto de Resolução 89/2024, da Mesa Diretora da Casa, que denomina a Secretaria Legislativa da Assembleia Legislativa da Paraíba de Guilherme Benicio de Castro Neto. “Essa é uma maneira de eternizar sua memória e legado, lembrando-nos constantemente da sua contribuição significativa para a advocacia, a política e a sociedade como um todo”, disse o presidente Galdino.

Guilherme era um jovem advogado muito promissor e apesar da pouca idade já acumulava uma vasta experiência na advocacia. Graduado em Direito pela UFPB. Com Pós-Graduação em Advocacia Pública Municipal – Faculdade São Braz (Paraná). Especialista em Processo Civil – Uniesp. Mestrando em Direito Administrativo Contemporâneo: Estado e Mercado no Instituto de Direito, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. Secretário Legislativo-Geral do Poder Legislativo da Paraíba. Vice-presidente do Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Paraíba.