Desenvolvido porspot_img

Últimas

COTIDIANO: Vereador Zezinho Botafogo presta contas do mandato no programa Ação Parlamentar

O vereador Zezinho Botafogo (Cidadania) foi o convidado desta terça-feira (16) a fazer uma prestação de contas de seu mandato durante entrevista com a jornalista Edileide Vilaça para o programa Ação Parlamentar, da Rádio Câmara FM 88.7MHZ. O vereador elencou alguns projetos de sua autoria que foram sancionados pelo Executivo Municipal e estão em vigor na capital paraibana.

Zezinho Botafogo destacou a importância da participação da população no seu mandato. “Ouvimos as pessoas, seus clamores e desabafos. Temos consciência de que ter a participação delas tem feito a diferença. O que me fortalece é justamente as cobranças da população a participação dela com ideias para que possamos transformá-las em projetos e virar leis da capital”, afirmou.

Já está em vigor a Lei 14.138/2021, de autoria do parlamentar, que dispõe sobre a prioridade de adoção de livros paradidáticos de autores paraibanos nas escolas públicas do município. Zezinho Botafogo explicou que a iniciativa para a elaboração do projeto surgiu de sua vivência com personalidades da cultura e da arte da cidade no Ponto de Cem Réis.

“Minha vida foi no Ponto de Cem Réis, palco dos encontros tradicionais da cultura da Paraíba. Tive convivência com aquelas pessoas e sei da quantidade de talentos de nossa cultura que marcaram a história da Paraíba. E por que não trabalhar isso com as crianças de hoje? Fomentar essa questão da cultura e ter nossos talentos divulgados e lembrados?”, questionou o parlamentar, enfatizando a dificuldade dos artistas em divulgarem seus trabalhos.

A transformação das Feiras Livres da cidade em Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial de João Pessoa também foi uma proposta de Zezinho Botafogo que está em vigor pela Lei14.139/2021. “João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil e a lei vem para que a gente mantenha, preserve e cuide desses espaços”, declarou o parlamentar, salientando que é nos mercados e feiras livres que se encontrar a representação da cultura de um povo.

Leis de incentivo ao esporte são implementadas na Capital

Implementada pela Lei 14.152/2021, o parlamentar propôs a Campanha permanente de combate ao assédio e à violência contra a mulher nos estádios e equipamentos esportivos. Segundo o parlamentar, a iniciativa é voltada para a participação da mulher no meio esportivo não só no mês de março, como de costume. “Precisamos respeitar a mulher e vemos uma carência de políticas públicas voltadas para isso. Temos que fazer com que a cada dia a mulher entre e participe mais. É uma campanha que já fizemos no Almeidão, mas que agora é permanente e não só no mês da mulher”, ressaltou Zezinho, destacando que a medida visa a trabalhar a consciência das pessoas na participação feminina nos esportes em geral.

Também em vigor na Capital, a Lei 14.154/2021, proposta pelo vereador, inclui no calendário pessoense a realização da Copa de Futebol de Seleção de Bairros de forma anual, sempre no segundo semestre de cada ano. Segundo o parlamentar, a copa realizada entre bairros foi criada pelo atual prefeito Cícero Lucena (Progressistas), mas havia seis anos que não era realizada.

“Aproveitamos Cícero prefeito não só para que o campeonato voltasse, mas que fosse também permanente na cidade. A Copa está acontecendo e tem sido um sucesso, pois mexe com o garoto de 15 anos até a terceira idade. É uma competição vibrante que promove a interação entre os bairros”, afirmou o vereador, destacando que o nome da competição foi modificado para Copa João Pessoa de Futebol.

O parlamentar encerrou a entrevista explicando a Lei 14.140/2021, que estabelece agosto como o mês de incentivo à prática de esportes de praia. “Vivemos em uma cidade maravilhosa, com praias belíssimas perfeitas para a prática de esportes”, justificou Zezinho Botafogo elogiando a gestão Kaio Márcio à frente da secretaria de juventude, esporte e recreação da Capital.

Foto: Divulgação Câmara-JP

Últimas

Mais Lidas