Desenvolvido porspot_img

Últimas

COTIDIANO: Sessão especial comemora 30 anos dos Conselhos de Educação do Brasil

Foto: Divulgação

Solenidade reuniu diversos representantes de conselhos municipais de educação da Paraíba e de outros estados

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quinta-feira (28), uma sessão especial em comemoração aos 30 anos dos Conselhos de Educação do Brasil. A solenidade reuniu diversos representantes de conselhos municipais, tanto da Paraíba, como de outros estados do Brasil e foi proposta pela Frente Parlamentar de Educação da CMJP.

Para a vereadora Eliza Virgínia (PP), comemorar os 30 anos dos conselhos municipais de educação do Brasil é de extrema importância, sobretudo para levar ao conhecimento da população o que é um conselho de educação e o que ele faz. “Enquanto parlamentar, descobri a atuação do conselho de educação de uma forma bem específica, ao colocar uma legislação e ela ser barrada justamente no conselho. É o órgão responsável, por exemplo, por determinar as disciplinas que entrarão na grade curricular das escolas municipais, fiscalizar e complementar o trabalho da secretaria municipal de educação, porque ele é composto por pessoas das comunidades”, afirmou.

O presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Humberto Gonzaga, destacou que a UNCME agrega todos os conselhos municipais de educação do Brasil e foi criado há 30 anos em João Pessoa. “Estamos iniciando um processo de comemoração, reconhecendo o trabalho dos conselhos municipais de Educação. Hoje no Brasil são mais de 1.400 conselhos criados e mais de 60 mil conselheiros em plena atuação em todo o território nacional”, complementou.

Maria Conceição Silva Lima, coordenadora estadual da UNCME, disse que a sessão especial comemorativa aos 30 anos dos conselhos municipais de educação do Brasil é um momento ímpar, sobretudo por ser João Pessoa a cidade em que a UNCME foi criada em 1992 no Centro de Formação de Professores com seis estados participando.

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, América Castro, destacou que comemorar a criação de um órgão nacional que direciona o trabalho dos conselhos municipais de educação é de grande importância. “O objetivo da secretaria municipal de educação é o mesmo dos conselhos municipais de educação, que é o de alfabetizar, de letrar os alunos para que eles tenham oportunidades diferentes, inclusive quando eles saírem das nossas escolas para que se tornem bons profissionais”, pontuou.

O vereador Carlão (Patriota) argumentou que a Casa Napoleão Laureano precisa receber e ouvir mais os representantes dos conselhos de Educação para construir melhor as leis de Educação do município. “João Pessoa possui uma particularidade, pois as leis criadas para a cidade são ressonância para outros municípios do estado. A união dos conselhos municipais de educação com as casas legislativas é fundamental, porque quando esse diálogo acontece, as leis que saem daqui são mais adequadas”, declarou.

Participaram ainda da sessão especial o presidente do Conselho Estadual de Educação, Jackson Amâncio, o coordenador do Fórum Municipal de Educação, Gilberto Cruz de Araújo, além de Luciana Dias, secretária-executiva de educação de João Pessoa, entre outros.

Cybele Morais-CMJP

Últimas

Mais Lidas