Desenvolvido porspot_img

Últimas

COTIDIANO: Prefeitura de João Pessoa oferece projetos e ações de cidadania, esporte e profissionalização para jovens

Quando o País comemora a Semana Nacional da Juventude, de 5 a 12 deste mês, a Prefeitura de João Pessoa, que agora conta com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC), voltada para fortalecer as políticas públicas para os jovens, desenvolve durante todo o ano projetos para este público. Outras ações também são realizadas pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), colocando em prática projetos nas áreas de empreendedorismo, cidadania, geração de renda e bem-estar.

“A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania reconhece a importância da Semana Nacional da Juventude e segue comprometida em promover políticas públicas que visem garantir os direitos desse público. Assim, buscamos transformar realidades sociais nesse processo de desenvolvimento”, disse o secretário da SEDHUC, João Corujinha.

Entre essas políticas, destacam-se o Programa de Assistência Social, que tem por finalidade promover o acesso dos usuários ao mundo do trabalho, voltado ao público de baixa renda com idade entre 14 e 22 anos, que esteja estudando ou concluído os estudos em escola pública; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que funciona nos Centros de Referência a Assistência Social (Cras), desenvolve um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida.

“São políticas de extrema relevância para que haja transformação de realidades, criando condições que ampliam a visão dos jovens e, ao mesmo tempo, criam condições necessárias para que eles participem ativamente das decisões sociais”, comentou Andrielly Menezes, coordenadora da Proteção Social Básica, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC).

Na área do Desenvolvimento Social, a Sedes conta com o programa Apoio Universitário, que atualmente atende 142 beneficiários. Os estudantes que são contemplados com o Bolsa Família recebem o incentivo municipal com o valor correspondente a um sexto do salário mínimo vigente (R$183,33). Já os que estão apenas no CadÚnico recebem a Bolsa Universitária correspondente a um terço do salário mínimo vigente (R$366,66).

Bem-estar – No esporte, a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) conta com o ‘Campeões do Amanhã’, que oferece 18 modalidades esportivas, inclusive olímpicas; a ‘Canoagem Olímpica’, no Parque das Três Lagoas, a Escolinha de Futebol para crianças e adolescentes, entre 8 e 15 anos, comandada por Ramiro Souza, ex-técnico do Botafogo-PB e CSP, além do projeto ‘Natação no mar’, beneficiando 250 participantes na Praia do Cabo Branco.

No CT Ivan Tomaz, a Secretaria iniciou um projeto pioneiro de jiu-jitsu para pessoas com deficiência. As aulas são três vezes por semana. No mesmo local está sendo desenvolvido um outro projeto, junto com o Governo Federal, para o desenvolvimento de um Centro de Treinamento de Artes Marciais, onde serão incluídas aulas de karatê, judô, taekwondo e muay thai.

Ações nos bairros – Atualmente, são oferecidas atividades físicas, avaliação nutricional e fisioterápica em 12 pontos da cidade, entre praças públicas, Centros de Referência da Juventude (CRJ) e na praia. As aulas, com treino funcional, acontecem de segunda a sexta-feira, entre 5h e 8h da manhã.

No bairro Funcionários I, por exemplo, os moradores voltaram a ter acesso às atividades esportivas e de lazer com a reativação do Centro de Referência de Juventude (CRJ).

por Max Oliveira/ SECOM-JP

Últimas

Mais Lidas