Desenvolvido porspot_img

Últimas

COTIDIANO: ALPB e CMJP celebram 50 anos do Unipê e homenageiam reitora Marina Barbosa e professor Arthur Souto

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizaram, na tarde desta segunda-feira (16), sessão solene conjunta para celebrar os 50 anos do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Na oportunidade, foram entregues a Medalha Cidade de João Pessoa – a maior honraria da Casa – à reitora Mariana de Brito Barbosa e o Título de Cidadão Paraibano ao professor Arthur Heinstein Apolinário Souto, propostas pelo vereador Odon Bezerra (Cidadania) e pelo deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), respectivamente.

A sessão, presidida pela vereadora Eliza Virgínia (PP) no plenário da CMJP, reuniu professores do Unipê e diversos advogados de renome no estado. A participação, tanto de familiares, quanto de convidados, foi restrita em função das normas de segurança impostas pela pandemia no novo Coronavirus (Covid-19).

Ao justificar a homenagem à reitora Mariana Barbosa, o vereador Odon Bezerra disse que era uma “emoção ímpar” ser o porta-voz do reconhecimento ao trabalho da professora, que ainda no auge de sua juventude, vem realizando um excelente trabalho no Unipê. Ele ressaltou a superação de todas as dificuldades que o Centro Universitário enfrentou no ano atípico de 2020, em razão da pandemia. “Mariana soube conduzir o Unipê com muita eficiência, para quer não houvesse interrupção dos serviços prestados à comunidade, à nossa cidade e ao nosso estado”, disse.

Sobre o Jubileu de Ouro do Unipê, o vereador destacou a forma como a instituição nasceu, cresceu e a cada dia se consolida, não só no cenário estadual, mas também regional e nacional, de acordo com os indicadores do Ministério da Educação e com as inúmeras e relevantes premiações que a instituição recebe. Odon Bezerra fez questão de citar os nomes dos “empreendedores e visionários que sonharam e edificaram o que hoje é uma magnífica realidade: Afonso Pereira da Silva, Flávio Colaço Chaves, José Loureiro Lopes, José Trigueiro do Vale, Marcos Augusto Trindade e Manoel Batista De Medeiros.

“Homenagear essa instituição, também nesses 50 anos, para mim é motivo de alegria. Como disse, nesta casa terminei o meu curso de Direito; minha esposa terminou Psicologia; meu filho Odon, que aqui se encontra, também terminou Direito; a minha filha Renata também terminou Direito; e o meu filho Daniel terminou Engenharia. Todos dentro do Unipê. Então, é esse o contributo que essa instituição dá para a sociedade paraibana para a sociedade pessoense. Eu, particularmente, sou testemunha ocular de tudo que ela faz no dia a dia pela educação e pela cultura do Estado da Paraíba. Então parabéns, Unipê; parabéns reitora Mariana de Brito Barbosa, pela homenagem que a Câmara lhes presta no dia de hoje”, finalizou.

A reitora Mariana Barbosa agradeceu a homenagem manifestando sua honra de receber a mais alta honraria do Poder Legislativo Municipal. “Aqui, nesse momento, estar de posse dessa medalha da cidade de João Pessoa, representando uma instituição tão importante para a cidade e para o estado é muito importante para mim, que também sou ex-aluna da Casa. Uma instituição onde eu percorri toda minha trajetória profissional. Estou aqui para representar muitas outras pessoas, porque o Unipê é feito e sempre foi feito de pessoas que dão vida a essa instituição e revelam a grandeza que ela é”, disse.

“Sou fruto de uma construção coletiva de pessoas que passaram pela Instituição. E a cada ato que eu realizo, com certeza traga um pouco dos meus professores, dos meus colegas, dos meus gestores, e de todos que continuam a conviver comigo, com as suas atividades. A gente não faz nada sozinho. Então, com certeza, o que é feito hoje, o que tem sido feito a cada dia. É um trabalho de muita colaboração e cooperação – frisou a reitora, compartilhando a homenagem “com todos que fazem a família Unipê”.

CIDANIA PARAIBANA

Ao justifica o título de “Cidadão Paraibano” a Arthur Souto, o deputado Hervázio Bezerra destacou o trabalho que o professor tem feito pela educação do estado.

“Hoje eu tenho uma dupla alegria. Primeiramente por participar de uma solenidade histórica, em homenagem a uma instituição tão importante para o nosso estado e à sua reitora. E também pelo reconhecimento a um pernambucano, recifense, que a Paraíba acolheu e que presta relevantes serviços da educação do Estado. Parabenizando a jovem reitora Mariana Barbosa, quero dizer da minha alegria de ter subscrito e, chancelado por Odon, essa homenagem ao professor Arthur, que, com certeza guardarei na minha galeria de documentos”, declarou.

Emocionado, o professor Arthur Souto manifestou toda sua gratidão pela homenagem. “Fico muito honrado e feliz em participar dessa solenidade em alusão aos 50 anos do Unipê e homenagem à nossa magnífica reitora que, de forma ilustrativa, mas deveras justa, carrega uma medalha de ouro no peito. Ou seja, a mais alta honraria da cidade, sendo ela nossa maior autoridade. E precisamos fazer menção a isso porque não seria à toa que a nossa magnífica reitora pudesse receber tamanha honraria. E também não seria à toa o reconhecimento a uma instituição tão longeva, que tantos serviços relevantes tem emprestado a nossa sociedade”, declarou.

Após um breve relato sobre sua trajetória pessoal e educacional na Paraíba, o professor disse que agora pode afirmar que também é filho da nossa terra, “que é uma das mais acolhedoras, senão a mais acolhedora desse país”. “Onde encontramos pessoas valorosas, batalhadoras, resilientes, criativa e, acima de tudo, de bem com a vida. Aqui, enfrentamos as dificuldades de cabeça erguida”, acrescentou.

Quem são os homenageados

Mariana de Brito Barbosa é natural de João Pessoa e ingressou no UNIPÊ como aluna da graduação em Fisioterapia da Instituição, em 1999, concluindo os estudos em 2003. Poucos anos depois, em 2007, retornou à Casa como coordenadora do curso no qual se formou, atuando por cinco anos.Com mais de 13 anos na casa, ela já atuou como Coordenadora dos Estágios de Saúde (2012-2013), Membro do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP (2007-2014), Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação (2012-2015), Assessora Acadêmica da Pró-Reitoria Acadêmica (2016-2017), e docente de cursos de graduação e de pós-graduação. Em 2017, assumiu a Pró-reitoria Acadêmica.

Arthur Heinstein Apolinário Souto nasceu em Recife (PE). Mudou-se para João Pessoa no início dos anos 1980. Graduou-se em Direito pelo Unipê, em 2002. Advogado atuante nas áreas cível, trabalhista e Administrativa, é Especialista em Ciências Criminais, Mestre em Direito Econômico, professor convidado da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (FESMIP), desde 2007. Membro do CONSEPE desde abril de 2015, e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do colegiado do curso de Direito do UNIPE.

Unipê – O atual Centro Universitário de João Pessoa hoje é considerado o maior complexo educacional privado de ensino superior do estado e um dos cinco melhores do Norte e Nordeste do país. O Unipê disponibiliza 25 cursos de graduação, entre licenciatura, bacharelados e tecnológicos, todos com reconhecimento do MEC, além de mais de 70 cursos de especialização, inclusive com um programa de Mestrado em Direito.

    

Ascom ALPB

Últimas

Mais Lidas