Competição terá o mesmo formato de 2016: vinte equipes divididas em cinco grupos, avançando os primeiros e os três melhores segundos
Com a definição dos finalistas do Campeonato Paraibano, já se sabe quem serão as 20 equipes que disputarão a Copa do Nordeste da próxima temporada. Além disso, já é possÃvel descobrir como serão os quatro potes do sorteio que definirá os grupos da primeira fase competição regional. Isso porque os potes são definidos segundo o ranking da CBF, que é atualizado anualmente. O sorteio acontecerá somente no final do ano, em Maceió-AL.
No pote 1, e futuros cabeças de chave, Bahia, Sport, Vitória, Náutico e ABC. No pote 2, América-RN, Santa Cruz, Sampaio Corrêa, CRB e Fortaleza. No pote 3, Botafogo, Campinense, River, Moto Club e CSA. No pote 4, Sergipe, Itabaiana, Juazeirense, Uniclinic-CE e Altos-PI.
O formato da competição será o mesmo de 2016: cinco grupos de quatro equipes; avançam à segunda fase os primeiros colocados mais os três melhores segundos. A partir das quartas, mata-mata em dois jogos.
Além disso, pela terceira vez há a presença dos nove estados da região nordestina, sendo três times de Pernambuco e Bahia e dois dos demais estados.
História
A edição de 2017 será a quinta consecutiva da Copa do Nordeste, que foi realizada pela primeira vez em 1994.
Desde que retornou ao calendário, foram quatro campeões distintos: em 2013, Campinense; em 2014, Sport; em 2015, Ceará e, em 2016, Santa Cruz.
Com exceção do Vozão, todos os vencedores dessa nova fase do torneio estarão na próxima temporada. Se um campeão está de fora, por outro lado há dois estreantes: Altos-PI e Uniclinic-CE vão debutar na Copa do Nordeste, que tem o Vitória, com cinco tÃtulos, como maior campeão.
Os quatro potes
Pote 1: Bahia (18º), Sport (19º), Vitória (20º), Náutico (25º) e ABC (26º)
Pote 2: América (29º), Santa Cruz (35º), Sampaio Corrêa (39º), CRB (40º) e Fortaleza (42º)
Pote 3: Botafogo (56º), Campinense (72º), River (79º), Moto Club (97º) e CSA (103º)
Pote 4: Sergipe (137º), Itabaiana (164º) Juazeirense (174º), Uniclinic e Altos (s/r)