Consulta Pública identifica modalidades mais populares do e-Sports no Brasil

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Consulta Pública ajuda a identificar as modalidades mais populares do e-Sports. Foto: Ronald Caldas

Mercado dos jogos eletrônicos é a atividade em expansão no país, atrai investimentos e cria novas oportunidades para os atletas

Divulgado o resultado de uma Consulta Pública que colheu a opinião de especialistas, operadores e interessados em jogos eletrônicos sobre as mais populares modalidades de e-Sports praticadas no país. O objetivo da consulta realizada entre os dias 17/2 e 5/3 de 2025 era atualizar, com dados  do mercado regulamentado, a lista de modalidades de e-Sports incluída na Portaria MESP nº 125, de 30 de dezembro de 2024, uma vez que nem o COI nem o COB dispunham dessas informações.

Realizada pela Plataforma + Brasil, a consulta é uma iniciativa inédita da Secretaria Nacional de Apostas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte, estrutura do Ministério do Esporte. O resultado da consulta identificou as oito modalidades mais populares no ambiente do e-Sports no país.  O e-Sports é hoje um mercado em expansão no Brasil e extremamente forte no mundo todo, que atrai investimentos e cria oportunidades para crescer e se desenvolver permitindo aos atletas brasileiros ocuparem lugar de destaque na modalidade.

Identificada como a mais popular, a modalidade da Counter Strike ocupa o primeiro lugar na lista com 90,7%. Em seguida aparece a League of Legends (LOL) com 87%, em terceiro a Valorant com 69,2%, seguidas da Free Fire com 55,3%, da FIFA com 52,3%, da Dota com 43,07%, da Fortnite com 43,07% e por último do E-Football com 38,4%.

Para o secretário nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Ministério do Esporte, Giovanni Rocco, o mercado de e-Sports no Brasil está evoluindo rapidamente, impulsionado por investimentos crescentes e com uma base de fãs em expansão, o que tem aumentado a popularidade dos jogos competitivos em todo o país.

Uma das questões trazidas pela consulta era saber: Quais modalidades de e-Sports deveriam ser contempladas ou reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional? De acordo com as respostas recebidas, o COI deveria incluir nos Jogos Olímpicos as seguintes modalidades: LOL – League of Legends (93,8%); CS – Counter Strike (90,7%); Valorant (78,4%);  FIFA (75,3%); Dota (70,7%);  Fortnite (70,7%);  Free Fire (64,6%); e  E-Football (64,6%);

“Com essa Consulta Pública conseguimos identificar as modalidades mais populares praticadas no Brasil, com o objetivo de fortalecer, fomentar e impulsionar os e-Sports, em nível nacional, internacional e como preparação para os Primeiros Jogos Olímpicos a serem realizados na Arábia Saudita, em 2027. Tudo isso com proteção da integridade no âmbito das apostas esportivas”, concluiu o secretário.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte