Comissão apresenta resultado de vistorias nos estádios de futebol da Paraíba

0
471
Foto: Geraldo Varella(FPF)

A Comissão Permanente de Prevenção e Combate a Violência nos Estádios de Futebol, coordenado pelo 2º subprocurador do Ministério Público da Paraíba, Valberto Lira, realizou tarde desta terça-feira (25) uma reunião para apresentar o resultado das vistorias realizadas nos estádios que serão utilizados campeonato de futebol de 2017 às normas. A reunião ocorreu na auditório da sede do MP-Procon.

14650299_1764288007144383_3731589589062394418_nO procurador Valberto Lira destacou que todos os anos ocorrem os mesmos problemas de os laudos serem feitos de última hora e que o Ministério Público está atento para exigir o cumprimento das normas.

O coronel Lamark Donato, da Polícia Militar, apresentou o resultado da vistoria de segurança nos estádios “Almeidão”, “Amigão”, “CT do Valentina”, “Presidente Vargas”, “Marizão” e “Perpetão” e constatou problemas em todos eles. Entre os problemas estão, ausência de barreira física entre as torcidas (em alguns estádios), falta de sistema de controle de acesso de pessoas, presença de materiais perigosos ao alcance dos torcedores e, alguns deles, não há proteção em pontos estratégicos como torres de energia e caixa d’água. O coronel destacou ainda que nenhum estádio possui gerente de segurança, item exigido na Portaria 290/2015, do Ministério do Esporte.

Já o representante do Corpo de Bombeiros explanou sobre a vistoria do laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico. Foi informado que somente o estádio “Perpetão” possui plano de prevenção e combate a incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros, mas ainda não implementado. Os planos dos estádios “Almeidão” e “Amigão” foram encaminhados aos Bombeiros porém algumas modificações foram apontadas como necessárias pela corporação.

Participaram da reunião os representantes da Gerência Municipal de Vigilância Sanitária de João Pessoa; Corpo de Bombeiros, Polícia Militar; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Federação Paraibana de Futebol e de clubes de futebol que participação da 1ª divisão do Campeonato Paraibano em 2017.