Foto: Divulgação/ CBG
Com a motivação nas alturas, poucas semanas depois de acompanharem os Jogos Olímpicos, os atletas que são o futuro da Ginástica Artística do Brasil proporcionaram um grande espetáculo no ginásio Ronaldão, em João Pessoa, a bela e vibrante capital paraibana. A competição da categoria infantil chegou a seu final nesta quarta-feira (18).
Na competição por equipes masculina, o Minas Tênis Clube voltou a subir ao topo do pódio, o que foi muito celebrado pelo clube de Belo Horizonte. “No ano passado, tivemos um pequeno revés e ficamos com o vice-campeonato. Este ano ocorreu tudo como esperávamos. Sempre achamos que pode ser melhor, mas o que importa é que corremos muito atrás para conseguir e deu certo”, disse Rodrigo Thurler Ferreira, treinador do infantil do MTC.
Rodrigo enxergou um alto nível na competição. “A concorrência veio muito bem-preparada também. Os atletas do Pinheiros e dos outros clubes estavam bem. O fundamental, nesta etapa, é acumular aprendizados. Destaco ainda nossos resultados no individual geral. Conseguimos o segundo, o terceiro e o quarto lugar”.
No feminino, o clube que conquistou a medalha de ouro na competição por equipes foi novamente o Flamengo. Daniela Antunes, treinadora do rubro-negro, destacou, além da vitória, o importante papel exercido pelo clube carioca para a formação de atletas. “Estamos muito satisfeitos com mais essa vitória. Alcançamos o tetracampeonato no Campeonato Brasileiro da categoria, o que prova que estamos no caminho certo. A gente fica muito feliz por poder também formar atletas para o Brasil, contribuindo para ajudar a nossa Seleção Brasileira”.
O treinador Walmy Junior, que também comanda as atletas da categoria infantil do Flamengo, comentou sobre a importância de essas jovens ginastas poderem se mirar no exemplo de Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira, todas atletas do clube da Gávea. “Elas são inspiração para as meninas. Vão lá no ginásio, conversam com as meninas, dão conselhos, dicas. São uma grande inspiração para nossas atletas do infantil, que têm ali mesmo, dentro do próprio clube, exemplos maravilhosos de quem é medalhista olímpica e de Campeonatos Mundiais. Com certeza elas conseguem ver que é possível estar ali, verificam que podem acreditar e sonhar junto com a gente, todo mundo sonhando junto para elas também chegarem lá um dia”.
COMPETIÇÃO POR EQUIPES
INFANTIL MASCULINO
1º) Minas Tênis Clube – 512.650
Davi Pereira, Matheus Fernandes, Arthur Barbosa, Luiz Campos, Pedro Barros e Francisco Macedo
2º) Clube de Regatas Flamengo – 494.650
Brayan Nascimento, Luiz Cardozo, Antonio Soares, Christopher Cardena, Gustavo Martins e João Araújo
3º) APAM-SL – Distrito Federal – 480.950
José Pereira, Henzo Lopes, Henrique Peres e Pedro Leal
INDIVIDUAL GERAL – Sub-12
1º) Brayan Nascimento – Flamengo – 167.625
2º) Luiz Campos – Minas Tênis Clube – 160.025
3º) Antonio Soares – Flamengo – 159.575
INDIVIDUAL GERAL – Sub-14
1º) Ryan Cordeiro – Esporte Clube Pinheiros – 174.425
2º) Matheus Fernandes – Minas Tênis Clube – 171.525
3º) Davi Pereira – Minas Tênis Clube – 169.550
COMPETIÇÃO POR EQUIPES
INFANTIL FEMININO
1º) Flamengo – 368.385
Ana Paula Delgado, Yasmin Felix, Ana Jullia Araújo, Laura Costa, Izabela Nascimento, Millena Lima
2º) São Bernardo – SP – 336.820
Alicia Melo, Allanys Santos, Eduardo Oliveira, Lais Couceiro
3º) Adeco (Associação Desportiva Centro Olímpico) – SP – 325.866
Chloe Andrade, Rafaela Schroder, Lorena Silva, Rebeca Tsuchie, Carla Rocha
INDIVIDUAL GERAL – 10 E 11 ANOS
1º) Alicia Melo – São Bernardo – 119.668
2º) Ana Jullia Araújo – Flamengo – 117.808
3º) Leticia Caminha – CEGIN (Centro de Excelência de Ginástica do Paraná) – 115.192
INDIVIDUAL GERAL – 12 ANOS
1º) Brenda Faria – CEGIN-PR – 124.900
2º) Ana Paula Delgado – Flamengo – 123.976
3º) Yasmin Felix – Flamengo – 119.951
Comite Brasileiro de Ginástica