Início Notícias Botafogo-PB Completa 84 anos, nesta segunda-feira(28)

Botafogo-PB Completa 84 anos, nesta segunda-feira(28)

1934
0

Botafogo-PB conpleta 84 anos, nesta segunda-feira(28), A diretoria fez um programação que começou no dia 20 de setembro, quando entregou um placa ao Artilheiro do Brasil pelo Botafogo-PB ” Dentinho”

No sábado continuou com um grande festa no CT da Maravilha, com homenagem, pelada, e sorteio de muitos brindes.

O Botafogo recebe na segunda-feira (28), data em que completa 84 anos de existência, o diploma de certificação de regularização da Timemania, que será entregue pela Caixa Econômica Federal (CEF). A solenidade de entrega será às 8h30, na Associação do Pessoal da Caixa Econômimca Federal (APCef), no bairro do Altiplano, em João Pessoa, e contará com a presença do superintendente da CEF na Paraíba, Anacleto Grosbelli, e do representante da matriz da Caixa, responsável pelas loterias, Carlos Leite.

 

Além dos representantes da Caixa, toda a diretoria do Botafogo estará presente na solenidade. De acordo com o vice-presidente financeiro do Belo, Sérgio Meira, o diploma que será entregue, certifica que o Botafogo passar a ser um dos poucos clubes do Brasil que já gera receita a partir da Timemania. O maior da Paraíba acertou todos os seus débitos fiscais e trabalhistas, e por isso passou a ter receita a partir do programa da Caixa.Bolo-Botafogo

Botafogo Futebol Clube é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de João Pessoa. Fundado em 28 de setembro de 1931 por um grupo de estudantes, é um dos clubes mais tradicionais do Estado da Paraíba.

Tem como mascote o xerife e suas cores são o preto e o branco. Na década de 1970, incorporou a cor vermelha no escudo em homenagem à Bandeira da Paraíba e para se diferenciar do distintivo do homônimo carioca. Sua principal alcunha é Belo[nota 1] e costuma mandar seus jogos no Estádio José Américo de Almeida Filho.

O Estádio José Américo de Almeida Filho teve a sua partida inaugural no dia 9 de março de 1975 no jogo entre o Botafogo da Paraíba contra o seu xará do Rio de Janeiro. O Botafogo carioca venceu por 2 a 0, sendo o primeiro gol da história do estádio marcado por Tiquinho aos 15 minutos. O estádio teve a sua reinauguração no dia 3 de junho de 2014 em uma partida contra o América de Natal, em que o Botafogo-PB perdeu por 1 a 0 com o gol de Jéferson.

É o clube que possui mais títulos do Campeonato Paraibano de Futebol, com 27 títulos, sendo cinco deles tricampeonatos (recordista da competição). É também o primeiro e único time da Paraíba a ter sido campeão oficialmente de uma das divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol,[nota 2] ao ter vencido a Série D do Nacional de 2013.

Surgimento do apelido “Belo”

A expressão Belo, apelido pelo qual o clube é carinhosamente chamado por sua torcida, nasceu da vibração de um gol. Ao presenciar um golaço do Botafogo, Antônio de Abreu e Lima (conhecido por Tonico), na época conselheiro do clube, gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo, que levou os torcedores a se unirem e gritarem juntos.

Recorde de Público

No ano de 1998, o Botafogo realizou uma de suas melhores campanhas de todos os tempos no futebol estadual. Campeão do 1º, 2º e 3º turnos, levou um público de 44.268 pessoas para assistirem à partida decisiva do campeonato, entre Botafogo vs Campinense. Na ocasião, o Botafogo,venceu os rubro-negros de Campina Grande por 2×0.

Campeão da Copa Paraíba 2010

O Botafogo foi campeão da Copa Paraíba 2010, o Botafogo teve 4 jogos, venceu 3 e perdeu apenas 1, no segundo turno o Botafogo teve 2 vitórias, um empate e uma derrota, o Botafogo venceu o primeiro turno, e o CSP venceu o segundo turno, o Botafogo foi campeão por ser o melhor time na classificação geral, com 8 jogos, tendo 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Campeão Paraibano de 2013

O Botafogo foi Campeão Paraibano 2013 quebrando um jejum de 9 anos sem título. Após perder o primeiro jogo da final para o Treze no Almeidão por 1 x 0, o time da capital precisava vencer no Amigão por um placar de 2 x 0 para se sagrar campeão. O clube acaba alcançando o placar de 3 x 0 em pleno Estádio Amigão em Campina Grande, calando quase 18 mil trezeanos. Os três gols foram marcados no segundo tempo por Wanderley, aos 22, Hércules, aos 26, e Ferreira (Pênalti), aos 48 minutos do 2º tempo. O Clube chegou ao seu 26° título Paraibano, aumentando a diferença de títulos para o segundo colocado, o Campinense Clube. O Artilheiro do Campeonato foi o botafoguense Warley, que venceu o seu terceiro título seguido com os três maiores clubes do estado. O Botafogo teve um total de 18 vitórias, 7 empates e 7 derrotas no campeonato.

Campeão Brasileiro Série D 2013

O Botafogo conseguiu a vaga na Série C de 2014 após derrotar o Tiradentes – CE nas quartas de final. Venceu o primeiro jogo em casa, no Almeidão, de virada, por 2 x 1, e o jogo da volta, em Fortaleza, por 1 x 0.

Na primeira fase, o Belo esteve no grupo A4 com equipes tradicionais do Nordeste, como Sergipe e CSA. Ainda compunham o grupo: Juazeirense e Vitória da Conquista, da Bahia. O time paraibano terminou a primeira fase na liderança, com 17 pontos, seguido do Sergipe, com 16.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Central-PE. Derrota em Pernambuco no primeiro jogo por 3 x 1. No jogo da volta, em uma partida épica, o campeão paraibano devolveu os mesmos 3 x 1 e se classificou nos pênaltis, vencendo por 5 x 3.

Nas quartas, o adversário foi o Tiradentes – CE, time de melhor campanha da primeira fase e sensação do campeonato. Venceu as duas partidas contra este adversário e garantiu vaga na série C do próximo ano.

Vale ressaltar nesta campanha vitoriosa a consagração de Warley como ídolo da torcida. O alvinegro da estrela vermelha ganhou também outro ídolo, Lenílson. O goleiro Remerson também saiu por cima, e o treinador Marcelo Vilar escreveu novamente seu nome na história do clube paraibano.

O adversário na semifinal foi o Salgueiro – PE, com o primeiro jogo em Salgueiro, onde o belo venceu por um placar de 2 x 1, e no jogo de volta, no Almeidão, se consagrou com uma vitória de 2 x 0. O adversário para a inédita final do Campeonato Brasileiro da Série D foi o Juventude/RS, que passou pelo o Tupi/MG. Após perder por 2 x 1 o primeiro jogo da final na Arena do Grêmio, o segundo jogo da grande final aconteceu em João Pessoa, onde mais de 20 mil torcedores viram o Botafogo conquistar o seu mais importante título ao vencer o jogo por 2 a 0 no Almeidão, e o Botafogo é campeão brasileiro da Série D, em 2013. O Botafogo entrou para a história, sendo o primeiro clube paraibano a conquistar um título nacional.

Campeão Paraibano de 2014

O Botafogo foi bicampeão estadual, conquistando mais uma vez o campeonato na casa do adversário, o primeiro jogo ocorreu no estádio Almeidão em João Pessoa, o segundo jogo ocorreu no estádio Amigão em Campina Grande desta vez o Botafogo conquistou o campeonato em cima do Campinense Clube, o primeiro jogo aconteceu em João Pessoa, 3 a 0 para o Botafogo com gols de Doda aos 18 minutos do primeiro tempo, o segundo gol saiu de um pênalti do zagueiro Edson Veneno que botou a mão na bola, Pio foi para a cobrança e fez 2 a 0 para o Botafogo aos 24 minutos do primeiro tempo, o terceiro gol foi aos 22 minutos do segundo tempo gol do lateral direito Ferreira fechando o placar para o Botafogo, o segundo jogo aconteceu em Campina Grande com o placar de 0 a 0 que deu o bicampeonato ao time que mais vezes conquistou campeonatos paraibanos.

Campeonato Brasileiro Série C 2014

O Botafogo após conquistar o campeonato estadual de 2014, começou bem pela Série C vencendo o “Clássico Tradição” na primeira rodada contra o Treze FC por 3 a 2 no Estádio Almeidão, e fora de casa venceu o Treze por 1 a 0 no Estádio Presidente Vargas pela décima rodada, o Botafogo teve uma boa participação na Série C 2014, estando desde a primeira rodada no g4, na rodada 18 o time saiu do g4 perdendo para o Águia de Marabá por 2 a 1 no Estádio Zinho Oliveira, esta derrota não custou apenas a classificação do Botafogo para o mata-mata, o resultado também contribuiu para o rebaixamento do Treze FC para a Série D de 2015, apesar de fatores extra-campos como a possibilidade de ser excluído da Série C terem influenciado de certa forma, o time do Botafogo lutou até onde pode para alcançar o sonho de ser o primeiro clube pessoense a jogar a Série B na era dos pontos corridos.

Redação com welipdedia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here