Alunos da rede estadual passam para etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica e vão representar a Paraíba em São Paulo

0
34

Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Cidadã Integral ECI Odilon Nelson Dantas, do município de Cuitegi, no Brejo paraibano, foram classificados para etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). A equipe OND conquistou o primeiro lugar da Paraíba, nas categorias ‘Dança com Robôs’ e ‘Resgate no Plano’, ambos no nível 4. A competição nacional será de 2 a 5 de dezembro deste ano, em São Paulo.

O TJR é uma competição de robótica gratuita e presencial que se destina a difundir a robótica e a computação, por meio da prática de aprendizagem e projetos para a produção de protótipos de robôs. A competição é voltada para estudantes com faixa etária a partir dos 6 anos de idade das Redes de Ensino Públicas e Privadas.

Os alunos que vão representar a Paraíba são: Rakelly Tito da Silva, Gustavo Santos de Lima Silva, Laura Flávia Bezerra, Eduardo da Silva Lima e Thauana Kelly. Todos estudam o Ensino Médio e na área da robótica são coordenados pelo professor de química e física João Nascimento Silva e pela professora de química Natália do Nascimento Silva.

O professor João Silva destacou que está satisfeito por fazer parte do sonho dos seus alunos. “É importante destacar que, com essa vitória, a Equipe O.N.D. da ECI Odilon Nelson Dantas tornou-se tricampeã estadual na categoria de dança com robôs. Agora, nosso objetivo é dar o nosso melhor em São Paulo e buscar a classificação para a fase mundial da competição. Em 2019, conseguimos conquistar o primeiro lugar na fase nacional e garantimos a oportunidade de representar o Brasil na Argentina. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, o evento foi lamentavelmente cancelado”, detalhou.

A estudante Rakelly Tito, em nome da equipe, agradeceu aos que fazem a ECI pelo apoio e frisou que o objetivo de todos é passar para etapa mundial. “Estamos nos preparando para competir em São Paulo e queremos obter bons resultados para alcançar nosso sonho de garantir uma vaga para competir na etapa mundial”, disse.

A final do Torneio Juvenil de Robótica e as premiações ocorrerá entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2023, no Centro de Convenções do Novotel Center Norte, em São Paulo-SP.