A 3ª edição dos Jogos das Reeducandas do PresÃdio Feminino Júlia Maranhão terá inÃcio nesta terça-feira (15). A solenidade de abertura está marcada para as 15h, na própria unidade prisional, onde haverá o desfile das participantes, o acendimento da tocha, além da execução do hino nacional brasileiro. Os Jogos são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).
O evento, que sempre acontece no mês de março, foi realizado pela primeira vez em 2014 e tem o objetivo de dar oportunidade à s mulheres que estão sob pena de participar de competições esportivas e de atividades de lazer. “Além de representar um caráter esportivo, esses Jogos têm o objetivo de fazer a socialização entre as reeducandas, através do desporto e brincadeirasâ€, disse José Hugo Coelho, da gerência do desporto da Sejel.
Para Tibério Limeira, titular da Sejel, as reeducandas também têm o direito de participar das comemorações no mês na mulher. “Já que o mês de março representa o da mulher, as reeducandas também precisam ser inclusas nas comemorações. Pensando nesse fator, o Governo do Estado encontrou uma forma de fazer com que elas passem alguns dias fora de suas respectivas rotinas, já que os Jogos terão a duração de três diasâ€, frisou.
Secom