O secretário municipal de Infraestrutura, Rubens Falcão, esteve na Câmara Municipal de João Pessoa nesta quinta-feira, (02) para participar da audiência pública que discutiu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2023. Rubens explicou que a Seinfra cuida da pavimentação da cidade, iluminação, drenagem e exerce papel coadjuvante de atender outras secretarias na execução das obras. “Nós não fazemos planejamento, mas executamos as obras e já são 238 ordens de serviço. Toda segunda e sexta-feira o prefeito Cícero Lucena (PP) assina uma ordem de serviço de novas obras”, afirmou.
Pavimentação e manutenção de vias
Segundo o secretário, já são 117 ruas que estão em andamento em paralelepípedo, todas com drenagem e com calçadas padronizadas, dotadas de piso tátil e rampas de acessibilidade. “Já fizemos 30 quilômetros de asfalto e serão 150 quilômetros. Sobre a manutenção de vias, conhecida como operação tapa-buraco, já realizamos 9.800 reparos em um ano e cinco meses. Estamos buscando formas de melhorar ainda mais e para isso fomos atrás da Universidade de São Paulo, da Escola Politécnica, que desenvolveu um software para a prefeitura de São Paulo que é utilizado pelos veículos de aplicativo e que fotografa os buracos, os tampões de captação conhecidos como “boca de lobo”, lâmpadas queimadas e produz um relatório gerencial diariamente. E estamos buscando essa tecnologia para nos auxiliar e ajudar a antecipar esses problemas”, acrescentou.
Drenagem
Outro aspecto abordado pelo secretário foram os problemas de drenagem, mais notados sobretudo nesta época de chuvas: “Estamos buscando formas de acabar por definitivo os pontos graves de alagamento da cidade, a exemplo da via de ligação entre o Valentina Figueiredo e Mangabeira, um problema histórico, mas que já está com o projeto pronto e com recursos assegurados pela Seplan e Sefin e iniciaremos a licitação ainda este mês, uma obra de R$ 12 milhões”, assegurou Rubens Falcão, acrescentando que o bairro do Esplanada que também sofre por de falta de drenagem, mas que irá passar por intervenção com a conclusão do projeto de toda a bacia do bairro, para que sejam iniciados o mais rápido possível os serviços de drenagem e pavimentação.
O entorno do Parque das Águas, segundo o secretário da Seinfra, também irá receber benefícios com drenagem de nove ruas naquele perímetro de Mangabeira VIII para levar a solução definitiva. “A Seinfra também atua no assessoramento das secretarias na execução das obras, e nesse sentido estamos acompanhando a reconstrução de escolas municipais, com a construção de subestação, reservatório de água, cabeamento de lógica para internet, além de climatização em 100% delas e acessibilidade total”, destacou.
Recuperação das praias
Abordando o trabalho realizado nas praias, Rubens Falcão explicou as ações em andamento: “O nosso maior desafio consiste na recuperação das nossas praias, por conta do avanço do mar. Hoje estamos com mais de 20 obras em andamento e estamos com um convênio com a Universidade de Madrid – Espanha, a UFPB e a Universidade da Dinamarca, buscando o que a gente tem de melhor no mundo, para que a gente possa reconstruir as praias que foram atingidas pelo avanço do mar, em função das mudanças climáticas, pontuou.
Indagado por Bento Pinheiro sobre os vários pontos de alagamentos existentes na cidade, Rubens Falcão disse que a Seinfra está trabalhando para resolver o problema, priorizando as áreas mais críticas. O gestor acrescentou haver um trabalho rotineiro e contínuo, através da limpeza das galerias. Sobre a ligação do bairro das Indústrias e Jardim Veneza, Rubens Falcão afirmou que a Seplan já negociou a faixa de terra, para que a Seinfra possa fazer a ligação dos dois bairros e a expectativa é de que a obra seja iniciada até o mês de agosto. Sobre o tema acessibilidade, Rubens Falcão disse que todas as obras da atual gestão municipal têm total acessibilidade, seja em escolas ou em ruas.
Foto: Divulgação/CMJP