38° Salão do Artesanato Paraibano começa nesta quinta, em Campina, com homenagem aos artesãos santeiros

0
247

Homenageados pela primeira vez, os artesãos santeiros não veem a hora da abertura do 38° Salão do Artesanato Paraibano, que ocorrerá nesta quinta-feira (6), em Campina Grande. Com o tema “A Arte de Quem Vive da Fé”, o evento será realizado pelo Governo da Paraíba e Sebrae-PB até o dia 30 deste mês, durante as festividades juninas e de uma festa que atrai turistas do Brasil e do mundo para a Rainha da Borborema: o Maior São João do Mundo. A expectativa é que um público de 90 mil pessoas prestigie a 38ª edição do Salão do Artesanato, gerando renda e solidariedade — nesta edição, os alimentos arrecadados com o Projeto Salão Solidário serão destinados aos artesãos do Rio Grande do Sul, que sofrem as consequências das chuvas que têm atingido aquele estado.

Com uma religiosidade forte, os artesãos santeiros encontram na fé inspiração para produzir verdadeiras obras de arte — uma produção que se intensificou ainda mais quando eles souberam que seriam os homenageados do Salão do Artesanato de Campina Grande. Na confecção das peças, agilidade e sensibilidade — “tudo feito com o coração”, como eles fazem questão de destacar.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, viu essas qualidades que os artesãos santeiros colocam em cada peça produzida de perto, durante as visitas técnicas que fez com a equipe do PAP. “Nessas visitas, percebemos que essas obras que vão ser expostas no 38° Salão do Artesanato são, antes de qualquer coisa, instrumento de fé. E eu não tenho dúvidas de que o paraibano, o turista que for prestigiar os nossos artesãos, as nossas artesãs, vai sentir toda essa riqueza”, disse.

Ana Maria Lins também convidou a população a prestigiar o Salão do Artesanato Paraibano: “É um evento que gera renda para muitas famílias e que oferece para a população muita cultura, muita arte, um conhecimento profundo das nossas raízes. Por isso é importante que todo mundo prestigie o nosso artesão, a nossa artesã. E que, se puder, leve um quilo de alimento, pois tudo o que for arrecadado nesta edição será doado aos nossos irmãos artesãos do Rio Grande do Sul”.

Serviço

38° Salão do Artesanato Paraibano

Período : 6 a 30 de junho

Visitação : das 15h às 22h (todos os dias da semana)

Local : Avenida Brasília (ao lado do Partage Shopping)

Ingresso solidário : 1 kg de alimento não perecível (opcional)