Unifacisa faz primeiro tempo equilibrado, mas acaba superada pelo Flamengo na estreia do NBB 2025/26

0
1

Unifacisa fez sua estreia no NBB 2025/26 — Foto: Paula Reis/Flamengo

Unifacisa fez a sua estreia no Novo Basquete Brasil 2025/26, na noite desta terça-feira (21), diante do Flamengo, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A equipe paraibana fez um primeiro tempo equilibrado, mas acabou superada pelos cariocas por 80 a 70.

Confira os jogos da Unifacisa no primeiro turno do Novo Basquete Brasil

Resumo da partida

Primeiro quarto: Unifacisa e Flamengo fizeram um primeiro quarto muito forte defensivamente no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Retornando ao Brasil após sete anos, o armador Kendall Anthony abriu a contagem para a Unifacisa com uma bola de segurança dentro do perímetro, marcando os dois primeiros pontos da equipe paraibana no NBB 2025/26. O Flamengo respondeu rapidamente com uma bola de três de Gui Deodato. O quarto seguiu equilibrado, mas a Unifacisa cometeu algumas faltas e levou os cariocas à linha de lance livre, detalhe que fez diferença. O Flamengo converteu 6 dos 7 lances livres que teve e fechou a parcial na frente: 19 a 16.

Segundo quarto: A Unifacisa voltou melhor e coube a João Paulo recolocar a equipe de Campina Grande (PB) na liderança do placar. O jovem ala/pivô veio do banco, anotou oito pontos em cinco minutos e colocou a equipe paraibana novamente no jogo. Apesar de estourar o limite de faltas logo no início do segundo quarto, o Jack foi disciplinado defensivamente, soube cadenciar o jogo e venceu a parcial por 17 a 16, diminuindo a desvantagem para dois pontos: 35 a 33 para o Flamengo.

Terceiro quarto: O início do terceiro quarto seguiu equilibrado, com alternância no placar. No entanto, ao longo da parcial, o Flamengo soube aproveitar melhor os erros da Unifacisa e abriu vantagem. A equipe carioca venceu o quarto por 23 a 17, ampliando a diferença para oito pontos: 58 a 50.

Último quarto: Em desvantagem, a Unifacisa partiu para o tudo ou nada em busca da primeira vitória no NBB. Apesar de fazer uma parcial equilibrada, acabou castigada pelas bolas de três do Flamengo. Os cariocas aumentaram o volume nas tentativas de longa distância e, mesmo acertando apenas 4 de 16 arremessos, os acertos vieram em momentos decisivos, minando a reação da Unifacisa. O Flamengo venceu a parcial por 22 a 20 e confirmou o triunfo por 80 a 70.

Destaques do Jack

Antônio foi o cestinha da Unifacisa, com 14 pontos, 5 rebotes, 2 assistências, 1 bola recuperada, 1 toco e 18 de eficiência. Também se destacaram Kendall Anthony, com 12 pontos, 1 rebote, 5 assistências, 1 bola recuperada e 13 de eficiência, superando a marca de 300 assistências no NBB, chegando a 304 no total. Makhtar contribuiu com 10 pontos, 6 rebotes, 2 assistências, 1 bola recuperada e 13 de eficiência. João Paulo teve 10 pontos (100% de aproveitamento), 3 rebotes e 13 de eficiência, enquanto Jimmy somou 9 pontos, 6 rebotes, 3 bolas recuperadas e 13 de eficiência.

Fala, Antônio …

“O que a gente pode tirar de positivo é que lutamos até o fim. A gente seguiu a estratégia à risca, creio que isso foi muito bom. Seguimos certinho o jeito que nós temos que jogar. Faltaram alguns detalhes e, jogando contra um time do nível do Flamengo, isso faz a diferença. Agora temos mais dois jogos pela frente, temos que deixar esse jogo para trás, pegar o que temos que melhorar e seguir para os dois próximos desafios”, enfatizou o ala/pivô da Unifacisa.

Próximo compromisso

A Unifacisa volta à quadra na próxima sexta-feira (24), às 20h, para enfrentar o Vasco da Gama, no Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro. A partida será transmitida pela Rede ITA, no canal 18.1 na Paraíba e pelo canal da emissora no YouTube.

Ascom