Treze emite nota de repúdio à CBF sobre impasse nas transmissões da Série D

0
138

Arte: Treze

O Treze Futebol Clube emitiu, nesta,quarta-feira (16), uma nota oficial criticando a postura da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação à transmissão das partidas da Série D do Campeonato Brasileiro. O clube lamenta a falta de apoio e restrições impostas pela entidade máxima do futebol brasileiro, especialmente diante da crescente importância da visibilidade digital para os clubes.

Segundo o comunicado divulgado nas redes sociais, a CBF não comercializou nem custeou as transmissões da Série D em 2024 e, para este ano, além de manter a ausência de negociação, informou que os clubes também não poderão fechar acordos por conta própria com plataformas de transmissão — sob o risco de perder premiações e apoio logístico durante a competição.

Diante da indefinição, o Treze havia chegado a um pré-acordo com o Canal GOAT para transmitir seus jogos na competição. A parceria, segundo o clube, fazia parte de uma estratégia para ampliar o alcance da marca e aproximar a torcida, alinhando-se à tendência mundial de democratização das transmissões digitais. No entanto, a efetivação do acordo dependia da autorização da CBF, que não foi concedida.

“Lamentavelmente, é um preço que o Treze não consegue pagar”, afirmou o clube na nota. “Entendemos que um produto esportivo de viabilidade econômica ainda frágil como a Série D só conseguirá se valorizar se efetivamente existir para o público, se estiver disponível, se for ao ar.”

Apesar do impasse, o Treze declarou que respeita a prerrogativa da CBF na gestão do campeonato, mas reforçou a importância de medidas que fortaleçam o futebol fora das divisões de elite. O clube ainda agradeceu ao Canal GOAT pela confiança depositada e pela compreensão diante do “imprevisto contratual”.

A alternativa, agora, segundo informado pela própria CBF, é que os clubes que desejarem transmitir seus jogos arquem com os custos integrais da operação por conta própria. O Treze afirmou estar avaliando essa possibilidade e buscando viabilizar os recursos necessários para garantir que sua torcida acompanhe o time durante a competição.