Crédito da foto: Divulgação/Paraíba World Beach Games
O governador da Paraíba, João Azevêdo, delegou poderes ao secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, para representar oficialmente o Estado em três convênios junto ao Ministério do Esporte. As iniciativas envolvem projetos nas áreas de vôlei de praia, futebol americano e a realização do Paraíba World Beach Games. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).
O primeiro convênio tem como foco a implantação e o desenvolvimento do projeto Escola Espectros de Futebol Americano – Football Americano para Todos, iniciativa que busca ampliar o acesso à modalidade e fortalecer sua prática no estado. A proposta visa incentivar a formação esportiva e social por meio do futebol americano, modalidade que vem ganhando espaço na Paraíba nos últimos anos.
O segundo acordo trata do apoio à realização do Paraíba World Beach Games, evento esportivo de projeção nacional e internacional que deverá voltar a ser realizado em João Pessoa no ano de 2026. A competição reúne diversas modalidades de praia e tem se consolidado como uma importante vitrine esportiva e turística para a capital paraibana.
Já o terceiro convênio está voltado para a revelação e o desenvolvimento de talentos no vôlei de praia. O projeto prevê suporte técnico, físico e humano, por meio da Sejel, com o objetivo de criar condições para que jovens atletas alcancem seu máximo potencial e possam representar o Brasil em competições nacionais e internacionais.
Sobre essa iniciativa, a secretária nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, já havia destacado, em entrevista ao programa Arena Correio, no mês de setembro, a possibilidade de João Pessoa receber um núcleo do projeto Revelar Talentos. Lançado em 2024 pelo Governo Federal, o programa tem como proposta a formação de jovens atletas com foco no alto rendimento, respeitando as características esportivas regionais. No caso da Paraíba, o vôlei de praia foi apontado como a principal vocação.
O projeto Revelar Talentos tem como público-alvo jovens de até 21 anos e prevê a oferta de infraestrutura adequada, acompanhamento de profissionais especializados, participação em competições e ações contínuas de capacitação. Entre as diretrizes estão a qualificação dos espaços esportivos, a valorização de equipes multidisciplinares e o monitoramento permanente da evolução dos atletas.
Com a delegação de poderes, o Governo da Paraíba reforça a estratégia de fortalecimento do esporte como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento humano e projeção do estado no cenário esportivo nacional e internaciona
Início Destaque 1 Sejel firmará convênios com o Ministério do Esporte para implantar projetos esportivos...







