NBB: Com primeiro quarto irretocável, Unifacisa vence o Pato fechando a sua temporada regular

0
632
Fotos: Gabriel Costa/Cerrado
O basquete Unifacisa entrou em quadra pela última vez na temporada regular desta temporada do NBB. A equipe de Campina Grande enfrentou o Pato Basquete em um confronto que definiu a posição das equipes rumo aos Playoffs.
Com a vitória pelo placar de 99 a 80, a Unifacisa fecha a primeira etapa da competição com 14 vitórias em 30 jogos, subindo para nono colocado, podendo chegar a oitavo no fim da rodada, para isso, os times de Mogi e Fortaleza precisam perder para que a Unifacisa alcance a oitava posição, com o desempate nos confrontos diretos.
Os destaques da partida ficaram por conta de Rafa Oliveira que teve uma tarde inspirada e anotou um duplo-duplo com 21 pontos e 11 rebotes. O armador argentino Fábian Sahdi também fez uma excelente partida e marcou 16 pontos e 4 assistências, seguido por Betinho com 16 pontos e 3 assistências. Além disso, Felipe Vezaro e Nehemias Morillo anotaram 14 e 12 pontos respectivamente.
A equipe agora retorna para Campina Grande e aguarda o fim da fase regular para ter o seu adversário dos Playoffs definido.
O jogo
A Unifacisa iniciou a partida com uma postura bem diferente da apresentada nos últimos jogos, a equipe imprimiu um ritmo de jogo muito forte, com uma defesa bastante agressiva e brigando pela bola desde o primeiro lance. Ofensivamente a equipe também foi bastante assertiva, fazendo um primeiro quarto praticamente perfeito, explorando todos os locais da quadra em seus arremessos. O time fez um período impecável, com 8 rebotes, 6 bolas recuperadas e apenas 3 erros, além do altíssimo aproveitamento em todos os arremessos, finalizando o primeiro período com o impressionante placar de 39 a 19.
O segundo período foi mais equilibrado, o ritmo da Unifacisa naturalmente diminuiu com a grande vantagem estabelecida na primeira parte da partida, mas a agressividade na defesa e a raça em brigar por cada bola foi a mesma, o time campinense conseguiu colocar ainda mais dificuldade para o ataque do Pato, que apesar de ter vencido o período por um ponto de diferença, foi menos efetivo do que no primeiro quarto. Ofensivamente, a Unifacisa teve dificuldades em manter o mesmo volume do quarto anterior, o adversário encontrou boas respostas parando principalmente as atividades dentro do garrafão, mas o time paraibano seguiu superior em todos os quesitos do jogo e foi para o vestiário vencendo por 52 a 33.
A equipe do Pato voltou melhor do intervalo, com um ritmo parecido com o que a Unifacisa imprimiu no primeiro quarto e fez uma corrida de 7 pontos seguidos antes que os campinenses voltassem a marcar. A diferença que já havia chegado a ser de 25 pontos entre os times, acabou caindo para 11 em certo momento e o Pato parecia ameaçar a liderança da Unifacisa, mas o armador argentino Sahdi soube cadenciar a partida e colocou seus companheiros em boas situações para o arremesso. Betinho fez um bom terceiro período com 2 bolas do perímetro convertidas com sucesso e Rafa Oliveira seguiu fazendo uma partida exemplar, com muita vontade dos dois lados da quadra, Rafa foi uma das principais peças para a manutenção da vantagem do time de Campina Grande durante todo o segundo tempo.
Com uma vantagem confortável estabelecida ao longo do jogo, a Unifacisa entrou no último quarto precisando administrar o tempo e as posses de bola para assegurar a vitória. Arthur Pecos entrou bem do banco e converteu 2 arremessos de 3 seguidos. Na sequência, o time entrou em uma zona de conforto e o ritmo acabou caindo onde o Pato ameaçou reagir, mas no fim do período Betinho e Vezaro converteram dois arremessos do perímetro que mataram o jogo e a Unifacisa quebrou o seu jejum de vitórias, vencendo a partida com um placar quase centenário de 99 a 80.
“Nós estávamos precisando dessa vitória, que nos dá uma certa moral para a próxima fase, viemos de uma sequência de 5 derrotas, jogos muito difíceis contra times que estão brigando na ponta da tabela e essa vitória é importante para nos dar mais confiança na sequência do campeonato. Para os Playoffs acredito que precisamos jogar como jogamos hoje, com mais energia, brigar por toda bola, acho que foi isso que faltou um pouco nos últimos jogos e hoje conseguimos unir a tática com essa energia, fizemos um grande primeiro tempo, conseguimos manter a pegada no restante do jogo e saímos com a vitória”, afirmou o armador da Unifacisa Fábian Sahdi.
Fotos: Gabriel Costa/Cerrado

Ascom UNIFACISA