FUTEBOL: Audiência na Câmara dos Deputados discute ações e propostas para o futebol brasileiro

0
123
O secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli, e o presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol, Washington Cerqueira, participaram da audiência. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Ações e medidas do Ministério do Esporte para desenvolver o futebol feminino e parcerias firmadas para realização de pesquisas, congressos, cursos e eventos foram destacadas

As ações e propostas do Ministério do Esporte para o futebol brasileiro foram temas discutidos em audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira (03/07). O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli, e o presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), Washington Cerqueira, apresentaram as atividades desenvolvidas pela pasta para a evolução do futebol no Brasil.

O secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

O secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Athirson destacou as atividades executadas pelo MEsp nos dois últimos anos, como o acordo de cooperação técnica firmado com o Sesi (SP) para o futebol feminino, que hoje atende mais de duas mil crianças. Também foi citado o programa Academia de Futebol, que apoia a produção e a difusão de conhecimentos e oferta formação na área do futebol e modalidades derivadas, como futsal, beach soccer e outras. A iniciativa apoia a produção e a difusão científica, com aporte de recursos para realização de pesquisas, congressos, cursos e eventos.

Outro tema bastante explorado foi o trabalho do MEsp para desenvolver o futebol feminino, como a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027 e os investimentos na modalidade. “O futebol tem muito a evoluir, a crescer, precisamos de ajuda para investir, o esporte transforma vidas”, afirmou Athirson, ex-jogador de futebol.

As parcerias firmadas por meio de termos de fomento, convênios, os acordos de cooperação técnica, os cursos de capacitação a distância voltados para gestão do futebol, com mais de 11 mil pessoas capacitadas, as parcerias com os institutos federais de educação, tudo isso faz parte das ações. A iniciativa é custeada a partir de recursos próprios da secretaria, além de abrir espaço para parcerias interministeriais e verbas de emendas parlamentares.

Governança do Futebol

O presidente da Apfut, Washington Cerqueira, falou do trabalho desenvolvido pela entidade, que tem como missão regular e disciplinar as condições para manutenção das entidades esportivas e dos benefícios e contrapartidas do Profut, além da importância de os clubes aderirem ao programa.

Presidente da Apfut, Washington Cerqueira falou sobre a importância do Profut. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Presidente da Apfut, Washington Cerqueira falou sobre a importância do Profut. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte