Estádio Amigão inicia implantação de reconhecimento facial para acesso de torcedores

0
8

Foto: Secom-PB
O Estádio Governador Ernani Sátyro, o Amigão, em Campina Grande, deu início ao processo de implantação do sistema de reconhecimento facial para o acesso dos torcedores. A praça esportiva já começou a receber os equipamentos necessários, incluindo as primeiras catracas eletrônicas, que devem começar a ser instaladas nos próximos dias.
De acordo com o administrador do estádio, Fabrício Cunha Mendes, a chegada dos equipamentos marca um passo importante na modernização do Amigão, que passará a contar com uma tecnologia voltada à segurança e ao controle de acesso do público em dias de jogos e eventos.
A empresa responsável pela implantação do sistema é a Ingresso SA, a mesma que já executou o projeto no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Além da instalação das catracas com reconhecimento facial, a empresa também ficará responsável por intermediar a comercialização dos ingressos das partidas realizadas pelos clubes mandantes no Amigão.
A adoção do reconhecimento facial tornou-se obrigatória com base na Lei Geral do Esporte e na Lei Estadual nº 14.137/2025, sancionada em 24 de novembro de 2025. Pela legislação federal, arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil pessoas devem implantar sistemas de identificação biométrica para acesso do público.
Em dezembro deste ano, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) definiu um cronograma para a implementação da tecnologia no estado. Conforme o planejamento estabelecido, os estádios Amigão, em Campina Grande, e Almeidão, em João Pessoa, seriam os primeiros a adotar o novo modelo, que tem como objetivo aumentar a segurança, coibir irregularidades e garantir maior organização nos eventos esportivos.