O artesanato, a música e a gastronomia da Paraíba estão em destaque na 9ª edição da Semana Criativa de Tiradentes, em Minas Gerais. A abertura do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (16) e, até o próximo domingo (19), reúne toda a diversidade cultural brasileira numa vasta programação imersiva e multidisciplinar.
Com o tema “Paraíba — minha terra, seu destino”, artesãos paraibanos, como Dadá Venceslau e Marlene Leopoldino, além de nomes como Isaías Vicente, intérprete oficial de Jackson do Pandeiro, vão fortalecer ainda mais a celebração da cultura brasileira, o principal objetivo do Projeto Semana Criativa de Tiradentes.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, foi enfática ao descrever a participação da Paraíba no evento. “Estamos aqui também aproveitando a Casa Paraíba para divulgar os nossos destinos turísticos para os mineiros e para os visitantes do festival. O nosso turismo vive o seu melhor momento e estarmos aqui na Semana Criativa de Tiradentes é mais uma demonstração da preocupação da nossa gestão com a promoção da Paraíba em locais e eventos estratégicos”, afirmou.
Para a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), a presença da Paraíba em Minas Gerais é também estratégica. “Minas é o segundo estado que mais visita a Paraíba. Daí a importância de a gente posicionar nossas belezas por aqui. Estamos divulgando não só o artesanato, mas toda a nossa cultura e gastronomia — ações que ganham ainda mais importância quando a gente pensa que a Semana Criativa de Tiradentes é um evento que reúne formadores de opinião do Brasil e exterior”, observou Marielza Rodriguez.
Na edição do ano passado, 14 mil pessoas prestigiaram a Semana Criativa de Tiradentes — um aumento de 40% sobre 2023, criando diversas oportunidades para estados como a Paraíba.
Programação paraibana — Um dos destaques da participação da Paraíba no Semana Criativa de Tiradentes é o artesanato, com oficinas vivas, proporcionando uma experiência única de imersão aos visitantes num segmento bem representativo da nossa riqueza cultural. As oficinas serão ministradas pelos artesãos Dadá Venceslau (papietagem), Marlene Leopoldino (renda renascença), Marizete Evaristo (cerâmica) e Sandovânia Bertulino (macramê) — todos com o título de mestre em suas respectivas tipologias.
O show gastronômico ficará por conta da chef de cozinha Luana Danieli, da Escola de Gastronomia do Sesc Cabo Branco.
Já a parte musical ficará por conta do paraibano de Alagoa Grande Isaías Vicente, intérprete oficial de Jackson do Pandeiro.
O estilista Haendel Melo e o diretor do Museu do Artesanato Paraibano, Fábio Moraes, serão os palestrantes, ou seja, terão a responsabilidade de apresentar as riquezas paraibanas e as políticas públicas que estão sendo implementadas para fortalecer segmentos como o artesanato. “As expectativas para essa palestra de amanhã são as melhores possíveis — estou muito feliz, porque o número de inscrições já foi atingido. A ideia é que as pessoas possam conhecer o nosso artesanato e ver o Museu como um lugar que tem a função de salvaguardar toda a riqueza cultural que a gente tem, diversidade de tipologias do Litoral ao Sertão. Que essa apresentação desperte o interesse das pessoas aqui em Minas em ver in loco o que a gente tem”, comentou Fábio Moraes.
A Casa Paraíba está instalada na Rua Padre Toledo, 86, no centro histórico de Tiradentes, funcionando de quinta a sábado, das 10h às 21h, e no domingo das 10h às 17h. O espaço foi concebido como uma vitrine da identidade cultural paraibana, reunindo mestres artesãos, chefs, designers e grupos folclóricos, em uma programação que alia tradição, criatividade e inovação.
Entre os atrativos, a Lojinha Alma Paraíba reunirá peças do artesanato tradicional e autoral, além de souvenires gastronômicos como cachaças premiadas e queijos de cabra. A exposição “Paraíba, minha origem, seu destino” apresentará ícones da produção artesanal, como redes de São Bento, bordado em labirinto, couro de Cabaceiras, renda renascença e cerâmica do Sertão.