COB projeta Brasil com chances de medalha em 20 esportes

0
69

Miriam Jeske/COB

“Para Paris 2024, um levantamento feito pelo Comitê Olímpico do Brasil estima que há boas chances de novas modalidades alcançarem o olimpo. Isso porque estão mapeadas possibilidades de medalhas em mais de 20 esportes”, informou a entidade.

“Realizamos um trabalho de pesquisa junto com as Confederações Olímpicas, considerando o histórico durante o ciclo, mas, principalmente, essa reta final para os Jogos. Contudo, sabemos que nem todas as possibilidades irão se concretizar por fatores diversos. Os dados históricos recentes mostram que cerca de metade das modalidades consideradas com chances efetivamente chegam ao pódio. Por isso é tão importante sabermos que temos tantas modalidades com potencial. Esse é um dos fatores que precisamos ter para seguir evoluindo”, disse Sebastian Pereira, gerente-executivo de Alto Rendimento do COB.

Um dado importante levantado pelo COB que corrobora com o crescimento do esporte olímpico brasileiro é que nas últimas sete edições de Jogos Olímpicos (Atlanta 1996 a Tóquio 2020), 58% dos países que ficaram do 4º ao 10º lugar no quadro de medalhas tiveram de 10 a 15 modalidades no pódio. Ademais, entre as que ficaram do 11º ao 20º lugar nas mesmas edições, 57% tiveram de 4 a 9 modalidades no pódio. Sendo assim, o Brasil se aproximou das maiores potências olímpicas nos últimos ciclos.